quinta-feira, março 09, 2006

Barreiro apresenta candidatura para criação de Agência Local de Energia



O município do Barreiro entregou recentemente uma candidatura ao “Intelligent Energy Europe”, um projecto que permitirá formar uma Agência Local de Energia com incidência territorial nos concelhos do Barreiro e Moita.

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, considera esta candidatura muito importante, pois caso a mesma seja aprovada irá permitir a constituição de uma Agência Local de Energia cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável através da promoção, dinamização e divulgação de boas práticas ao nível do desempenho energético ambiental da cidade, que devem ser implementadas no sentido da melhoria contínua.

Ao nível do município, as acções da Agência Municipal de Energia abrangem dois âmbitos fundamentais. Em primeiro lugar, junto do cidadão, através da sensibilização e educação ambiental, tendo em vista a promoção de práticas de protecção ambiental. Em segundo lugar, junto das organizações privadas, nomeadamente na indústria, através da promoção de serviços de gestão de energia, tendo em vista o aumento da eficiência energética e competitividade do sector privado dos locais abrangidos.

Bruno Vitorino definiu que uma das prioridades para este mandato é a aposta nas energias renováveis.

Info GVBV-CMB