quinta-feira, março 09, 2006

Salvaguardar o futuro de Alburrica




O Moinho Grande de Alburrica, um dos ex-líbris do concelho do Barreiro, sofreu recentemente uma intervenção para reforçar a estrutura de modo a travar a erosão provocada pela passagem de catamarãs.

Tal como a Câmara do Barreiro tinha solicitado, a Administração do Porto de Lisboa (APL) procedeu às obras de reforço das fundações do moinho gigante da zona ribeirinha de Alburrica. Durante a intervenção foi colocada uma cofragem de betão para consolidar a estrutura daquele que é um dos ex-líbris do Barreiro, tendo igualmente sido instalada uma barreira de protecção com enrocamento numa extensão de dez metros.

Segundo o Vereador da Regeneração Urbana da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, esta itervenção teve como objectivo responder a um problema de erosão que estava a colocar em risco a estrutura do moinho e que era provocado pela passagem dos catamarãs da Soflusa, junto ao local.

Bruno Vitorino revelou que a Câmara do Barreiro vai avançar com um estudo hidrodinâmico que permitirá perceber, após uma avaliação da tendência das marés, que tipo de intervenção pode ser feita para protecção deste acesso, acrescentando que esta é ainda uma solução dispendiosa.

O Vereador da Regeneração Urbana sublinha que a zona de Alburrica tem um grande potencial não só a nível patrimonial como sócio-cultural, sendo que um dos seus objectivos passa por “requalificar esta zona e ao mesmo tempo promover um projecto de dinamização sócio-cultural, imprimindo uma nova dinâmica a esta zona nobre da cidade, sendo este projecto articulado com outros pelouros”.

Bruno Vitorino garante que estão neste momento estão já a ser estudadas actividades para dar nova vida a esta área. "Queremos trazer as pessoas para o local e aproveitar um potencial que é real", realça.

Foto: Jornal do Barreiro

Info GVBV-CMB