quinta-feira, novembro 29, 2007

Vereador Oliveira Soares vota contra subida de 7% no preço da água

No período da Ordem do Dia, o Vereador Oliveira Soares, que substituiu na sessão privada de quarta-feira o Vereador Bruno Vitorino, absteve-se na votação referente à proposta “Grandes Opções do Plano e Orçamento para ano de 2008”.
Este documento foi aprovado por maioria, com os votos a favor dos Vereadores da CDU e do Vereador Independente, com a abstenção do Vereador do PSD e com os votos contra dos Vereadores do PS.

Noutro ponto da ordem do dia, o “Plano de Actividades, Orçamento, Plano Plurianual de Investimentos e Quadro de Pessoal dos SMTCB para ano de 2008”, o Vereador Oliveira Soares, apesar de ter votado a favor da proposta, considerou que não foi acautelado o possível aumento de preço do gasóleo no futuro, tendo em conta que a moeda americana não se vai manter eternamente desvalorizada face ao Euro, duvidando da exequibilidade dos montantes previstos nesta matéria.
Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Em relação à “Actualização das Tarifas do Regulamento Municipal de Abastecimento de Água e Drenagem das Águas Residuais (R.M.A.A.T.A.R.) e do Regulamento da Higiene Urbana – Resíduos Sólidos Urbanos, para o Ano de 2008”, o Vereador Oliveira Soares manifestou o voto contra, afirmando que o PSD sempre defendeu a adopção de escalões independentes na facturação da água, pois o actual sistema é socialmente injusto para as classes de baixos rendimentos, sendo esta uma situação agravada pela contagem bimensal.

O Vereador social-democrata sublinhou que sem o estudo de viabilidade económico-financeiro, que já deveria ter sido concluído, não será possível adoptar as medidas mais adequadas. Fazendo ligação às GOP para 2008, afirmou não entender, que sendo a água essencial ao crescimento e desenvolvimento sustentável, como é que é possível continuar a afirmar-se que as perdas na rede são enormes e simultâneamente gastar-se dinheiro em sistemas de telegestão!

Oliveira Soares, embora reconhecendo ser um projecto a prazo, disse ainda que a autarquia tem que começar a investir na construção do separativo de águas pluviais e domésticas nas condutas de saneamento básico, considerando ser esta uma medida urgente a tomar.

Mais acrescentou que, parafrazeando a Vereadora do Pelouro, há que acautelar o futuro do nosso aquífero. Assim, sugeriu, que se deveria começar a pensar em aproveitar as águas saídas da futura ETAR para usos secundários como sejam as regas, lavagens de autocarros e ruas, evitando assim o uso de águas tratadas para consumo humano nesses usos.

Esta proposta foi aprovada por maioria com o voto contra do Vereador do PSD e com os votos a favor dos Vereadores da CDU, do Vereador independente e dos Vereadores do PS.