segunda-feira, agosto 06, 2007

Ajudar a construir hoje um Barreiro melhor amanhã

As matérias do ambiente em geral e da sustentabilidade local, em particular, devem merecer a nossa maior atenção.

O Barreiro inverteu definitivamente a abordagem incipiente e inconsequente que vinha fazendo às questões ambientais nos últimos 30 anos – isso é já um ganho significativo que deve deixar os Barreirenses orgulhosos.

Desde o início do mandato, em que assumi a responsabilidade desta área, entendi que a intervenção da Autarquia em matéria de ambiente deveria ser acima de tudo uma construção sustentada de uma estratégia transversal, que permitisse colocar em andamento uma máquina, de forma irreversível, visando a sustentabilidade local.

O Plano Municipal do Ambiente, que se encontra actualmente em fase final de conclusão, vai assumir-se como um instrumento efectivo de planeamento e gestão ambiental, projectando na cidade os objectivos essenciais de ambiente e ordenamento do território, naquela que se quer uma cidade moderna, saudável e com um nível cada vez mais elevado de qualidade de vida. Inevitavelmente, este objectivo está condicionado às questões de cariz urbano, onde a mobilidade é um factor preponderante. Os registos de gases poluentes na atmosfera provenientes do tráfego automóvel – e de algumas industrias – são preocupantes, o que nos faz ponderar a necessidade de novas soluções e novas parcerias, para a resolução da especificidade dos nossos problemas.

Pensar uma cidade saudável, calma e ao mesmo tempo funcional, que permita resolver, como é seu objectivo, as questões de escala, dando assim resposta a necessidades diversificadas dos seus habitantes, passa por encontrar soluções e adoptar estratégias ganhadoras, escolhendo exemplos e seguindo experiências vencedoras.

Foi isso que fizemos na área da Energia. A criação da S.energia – Agência Local para a Gestão da Energia do Barreiro e Moita foi um passo seguro, com um compromisso forte das duas autarquias envolvidas, que permitirá intervir de forma consequente não só ao nível do sector público, como também e em especial nas duas vertentes do sector privado – os habitantes e os agentes económicos.

É também este o caminho que queremos seguir em termos de desenvolvimento urbano sustentável, e bem assim, estudar outras experiências e apontar eventuais acções estratégicas para atingir este objectivo torna-se uma responsabilidade do poder político, que não deixará de ser assumida.

Ao mesmo tempo que percorremos este caminho na cidade, estamos a trabalhar naquele que é o nosso património natural mais importante – a Mata da Machada e o Sapal do Coina.

Se por um lado assumimos o compromisso de elaborar um plano estratégico para a Mata e para o Sapal, que permita proteger aquele espaço, ao mesmo tempo que se criam condições para um usufruto pleno pelos habitantes, demos continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, em que reforçámos claramente a ligação deste com os Barreirenses, através da iniciativa – Machada em Família.

Tenho consciência que muito está por fazer, e tudo o que se faça é pouco para um contributo sério e sustentado, mas tenho a convicção de que só com trabalho de equipa e um esforço multidisciplinar com a participação da sociedade civil, me permitirá cumprir, pelo menos em parte, o objectivo de ajudar a construir hoje um Barreiro melhor amanhã.

Bruno Vitorino
Vereador do Ambiente na Câmara Municipal do Barreiro