quarta-feira, março 15, 2006

“Horta do Parque” e início de Projecto-piloto nas escolas assinalam o Dia da Árvore


A Câmara Municipal do Barreiro, através do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, com o apoio da Divisão de Jardins e Espaços Verdes assinala, a 21 de Março, a partir das 9h30, o Dia Mundial da Árvore com a inauguração do espaço “Horta no Parque”, a horta pedagógica do Parque da Cidade.

O projecto “Horta no Parque” visa a criação de um espaço lúdico-pedagógico e interactivo, utilizando os conceitos da agricultura biológica, e que permita às crianças um contacto directo com a natureza, estimulando a sua consciência ecológica.

Com a criação deste projecto, dirigido ao público escolar mas que também pode/deve ser ‘acarinhado’ pelos visitantes do Parque da Cidade, pretende-se que os alunos acompanhem os seus trabalhos na horta durante determinados períodos de tempo, de forma continuada. Poder-se-ão, igualmente, realizar visitas diárias, com o devido acompanhamento e explicação dos trabalhos de manutenção da horta.

A Horta Pedagógica do Parque da Cidade é inaugurada no Dia da Árvore e passa a funcionar, de forma regular, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. Aos fins-de-semana, as visitas à ‘Horta’ devem ser solicitadas por marcação,

No dia em que também se celebra a chegada da Primavera, o Município do Barreiro dá início, pelas 11h00 a um Projecto-piloto denominado “Horta na Escola”, na EB 1º Ciclo n.º2 do Lavradio.

“Horta na Escola” surge como o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica e da compostagem, na protecção do meio ambiente.

No âmbito deste Projecto-piloto, a Câmara Municipal do Barreiro será responsável pelo apoio das actividades que decorram no estabelecimento de ensino acima referido, quer do ponto de vista pedagógico, quer do ponto de vista técnico.

Paralelamente e ao longo do dia 21 de Março (9h30/17h30), serão várias as actividades alusivas ao Dia da Árvore a realizar na Mata Nacional da Machada que, sendo um importante espaço natural do Concelho, é o local ideal para sensibilizar para a protecção da floresta autóctone.

Neste sentido, o programa de actividades inclui a realização de um ecopaper, percursos de orientação e passeios pedestres na Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, com a colaboração da Escola de Fuzileiros da Marinha e Direcção Geral de Recursos Florestais.

Para mais informações e/ou inscrições nas actividades ao ar livre na Mata da Machada contacte o Grupo de Trabalho de Ambiente, pelo telefone 21 206 86 20, ou o número Verde do Ambiente 800 205 681.

Info CMB