sexta-feira, setembro 22, 2006

Redução de 30% nas taxas de construção, reconstrução e conservação de prédios no Barreiro Velho


A Câmara Municipal o Município do Barreiro aprovou quarta-feira, com o voto favorável do Vereador Bruno Vitorino, a proposta relativa à taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

As referidas taxas foram fixadas em 0,8% para os prédios rústicos, 0,4% para os prédios avaliados nos termos do CIMI e, 0,7% sobre o valor patrimonial dos imóveis nos restantes casos.

O anterior executivo, de maioria PS, defendia a aplicação da taxa máxima. Tal medida iria agravar profundamente a carga fiscal a pagar pelos munícipes.

Deste modo, o Vereador Bruno Vitorino, responsável pelo Pelouro da Regeneração Urbana, afirmou não ser sensato, nesta altura, o município cobrar a taxa máxima, tendo em conta a actual conjuntura económica que os portugueses atravessam.
Bruno Vitorino referiu que os valores propostos não vão prejudicar a autarquia, nem penalizar em demasia os munícipes.

Foi também proposta e aprovada uma redução de 30% nas taxas a aplicar aos prédios urbanos a construir ou a reconstruir no Barreiro Velho, tendo em vista promover o combate à degradação e à desertificação que se tem abatido sobre aquela frente ribeirinha.

Neste âmbito, o Vereador Bruno Vitorino afirmou que esta é uma medida que há muito defendia, porque a considera positiva e socialmente justa.

De salientar, que Bruno Vitorino propôs ainda que esta medida fosse alargada à conservação de imóveis, no sentido de incentivar as pessoas a não deixarem degradar as suas habitações.

Foto: CMB

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Vereador;
Estive presente em Stº António, e se a verdade e a minha memória não me atraiçoam, esta moção foi aprovada por UNANIMIDADE, e não como refere, por ventura talvez lapso na sua transcrição, com o voto favorável do Vereador Bruno Vitorino.
Existe neste tipo de intenção alguma diferença, não acha caro Vereador?
Até parece que a mesma só foi aprovada, porque o Vereador Bruno Vitorino favoravelmente nela votou.
O seu a seu dono.

Os meus cumprimentos

José Manuel Serrasquinha

10:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por ter tido a coragem de propôr a redução das taxas, no que concerne à reabilitação do Barreiro Velho, tendo em conta o período de carência que a CMB atravessa.
A zona ribeirinha é belíssima e às vezes pergunto-me se as pessoas no Barreiro, terão a noção do quanto é importante para uma cidade, ter uma frente de rio tão bonita.
Se fôr bem aproveitada, será uma mais-valia para todos nós e o Barreiro deixará finalmente de ter aquele tom cinzento das cidades dos romances de Máximo Gorki.

12:03 da tarde  
Blogger Bruno Vitorino said...

Caro Munícipe, no texto é apenas referida a minha posição em relação à proposta, a qual votei favoravelmente e que foi aprovada por unanimidade. Foi apenas com o objectivo de informar o meu sentido de voto, que também contribuiu para a aprovação da mesma.
No entanto, o que interessa é o conteúdo da proposta em si, que vai permitir que os munícipes não sejam penalizados em demasia com a aplicação do IMI, assim como combater a desertificação e degradação do Barreiro Velho.

2:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home