quarta-feira, setembro 13, 2006

Barreiro adere novamente ao "Dia Europeu Sem Carros"


No dia 22 de Setembro, o Município do Barreiro participa mais uma vez na iniciativa "Dia Europeu Sem Carros". Para assinalar esta data, o pelouro do Ambiente programou um conjunto de iniciativas para toda a população, que se irão realizar na Avenida Bento Gonçalves.

À semelhança do ano anterior, um troço da Avenida Bento Gonçalves vai estar condicionado ao trânsito. No local, decorrem várias actividades dirigidas a pessoas de todas idades, entre as quais iniciativas de sensibilização para o uso de energias renováveis, actividades em circuito para bicicletas com sinais de trânsito, aulas de ginástica de grupo e desportos radicais.

As iniciativas decorrem das 9.00 às 13.00 horas e das 15.00 às 19.00 horas, sendo dirigidas ao público em geral e apelando, uma vez mais, ao uso regrado do automóvel e ao reforço do uso de meios de transporte alternativos.

A comemoração do 'Dia Europeu sem Carros' está inserida na Semana Europeia da Mobilidade, este ano subordinada ao tema «Alterações Climáticas».

O programa detalhado desta iniciativa será, brevemente, divulgado.

Foto: CMB

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é pena a iniciativa não ser alargada a mais ruas/avenidades de modo a chamar mais a atenção das pessoas. é claro que não resolve nada, só torna o circulação mais díficil nesse dia, mas pelo menos alerta parte o problema...

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pensei que o seu Blog fosse um pouco mais criativo e não se limitasse apenas a transcrever as notícias do Diário do Barreiro on- line, do Rostos, do Distritonline e de outras publicações on-line, sobre o concelho do Barreiro.
Tinha esperança de ler um Bruno Vitorino interventivo, mais na qualidade de Presidente da Distrital do PSD, do que na de vereador da CMB.
Mas não se pode ter tudo, não é?

3:46 da tarde  
Blogger Bruno Vitorino said...

Cara munícipe, este blog foi criado para divulgar notícias relativas à minha actividade enquanto Vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e Regeneração Urbana. É natural que muitas das informações aqui publicadas sejam também difundidas pelos vários órgãos de comunicação social regionais, pois são de interesse da população.
No entanto, recordo-lhe que também neste blog pode tomar conhecimento das propostas mais importantes para o concelho que são levadas às Sessões de Câmara, quer sejam elas públicas ou privadas, pois este é um dever que todos temos enquanto eleitos, informando a população das decisões que são tomadas pelo executivo camarário. Penso, que este é um ponto fundamental na relação entre os eleitos e a população.
Quanto a intervenções no âmbito de outras funções que exerço, as mesmas são feitas em locais próprios como já deve ter tido a oportunidade de constatar, sendo este espaço apenas utilizando para assuntos que digam respeito à minha actividade como Vereador.

3:50 da tarde  
Blogger Bruno Vitorino said...

Caro munícipe, esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população a utilizar meios de transporte alternativos em detrimento dos veículos particulares. Tendo em conta várias condicionantes, apenas é possível concentrar as actividades na Avenida Bento Gonçalves. Contudo, penso que as actividades organizadas pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro vão permitir alertar as pessoas para as consequências do usos dos meios de transporte privado e sensibilizando-as para a defesa do meio ambiente.
Quanto às restrições de trânsito nesse dia, as mesmas só se farão sentir na Avenida Bento Gonçalves, tendo sido acauteladas vias alternativas para que a circulação automóvel se faça sem problemas de maior.
A sensibilização para um melhor meio ambiente não depende só de iniciativas pontuais, mas também de um trabalho que tem que ser feito em conjunto por todos nós, pois só assim é que poderemos chegar aos resultados que todos ansiamos.

3:52 da tarde  
Blogger Verdadeira said...

Caro Vereador, na actual conjuntura, devemos aproveitar todas as oportunidades e todos os meios de que dispomos para combater um certo "situacionismo" e uma certa "tanatologia" que se apoderou das mentes políticas do concelho e do país em geral.
Não devemos ignorar que o PSD é, presentemente, a força mais bem colocada para fazer uma oposição séria e credível, no Barreiro.
A política no Barreiro tem-se feito à base de "tertúlias", de "guerrilhas", de comunicados e de sessões de Câmara, que não são nada esclarecedoras. Pelo contrário. Algumas até são hilariantes.
Parece que a ideia de progresso, no concelho, gira à volta da tal "cidade do cinema" (que deve ser um grande filme).
Há muita coisa que está mal no concelho. Uma delas são as passadeiras para peões, que são escassas e a maior parte delas quase imperceptíveis, porque não há o cuidado de pintá-las periodicamente.
O centro histórico (Barreiro Velho), embora seja um problema de muitos mandatos, merecia que alguém fizesse alguma coisa por ele, porque o património é a memória e a história das cidades e o Barreiro é uma cidade com história.
O Bairro das Palmeiras é outro local que precisava ser reabilitado porque as pessoas que lá habitam são paupérrimas e não é justo que no séc. XXI ainda existam bolsas de tamanha pobreza e exclusão.
Quanto a mim, esta coisa do dia Europeu sem carros, é um bocado de folclore. Só funcionaria se tivessemos transportes públicos de qualidade, o que não acontece no Barreiro.
Por hoje não lhe "bato" mais.

9:05 da tarde  
Blogger Bruno Vitorino said...

Cara Munícipe, concordo com a maior parte do seu texto. No entanto, e como me parece uma pessoa que está atenta ao que passa na nossa terra, sabe concerteza de que estão a desenvolvidos esforços no sentido de requalificar uma parte do Barreiro Velho e Bairro das Palmeiras. No entanto, este é um processo que envolve um elevado investimento, o qual só pode ser levado a cabo com a ajuda de financiamento externo, ou seja, através de candidaturas a fundos nacionais e europeus, tendo também em consideração a situação financeira que a Câmara atravessa.
No que diz respeito ao Dia Europeu Sem Carros, e como já tive oportunidade de responder a outro munícipe, compete a todos nós fazer esforços no sentido de melhorarmos o ambiente em que vivemos. Esta é uma iniciativa que serve acima de tudo para alertar a população para o uso de transportes alternativos.
Para terminar, quero sublinhar que tenho todo o gosto em esclarecer os munícipes de eventuais dúvidas que possam ter, e também em conhecer as suas sugestões e críticas. Este é uma obrigação que todos os eleitos deveriam ter.

1:00 da tarde  
Blogger Verdadeira said...

Vereador, desgosta-me que utilize o discurso recorrente da falta de verbas, situação de ruptura financeira da Câmara, elevado investimento e blá, blá, blá, que não se coaduna nada com a sua pessoa, por aquilo que tenho observado de si.
Por experiência profissional, sei perfeitamente que é tudo uma questão de planeamento e embora seja um projecto que envolve verbas astronómicas, que Portugal não possui e que só mesmo recorrendo a fundos comunitários seria possível minimizar os efeitos da degradação do edificado da zona histórica do Barreiro, é preciso haver empenho e vontade de concretizar essa reabilitação e requalificação dos espaços. Cabe aos autarcas eleitos, lutar para que isso aconteça, através da implementação de estudos e de projectos de desenvolvimento urbano integrado, envolvendo a população através de um inquérito sociológico que permitisse diagnosticar os problemas e quantificar possíveis soluções que passariam também pela criação de linhas de crédito a baixo custo, que permitissem aos proprietários dos imóveis degradados, ou seus herdeiros, recuperar o seu património para habitação própria, para o mercado de arrendamento ou até para venda, o que desoneraria a Câmara de uma parte significativa dos custos.
É preciso saber planear e meter mãos à obra. O resto virá depois.
Como dizia Fernando Pessoa, "Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce".
O Barreiro e os Barreirenses merecem.

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Vereador,

Contra ventos e marés cá continua a prestar o serviço a que se propôs quando resolveu abrir este espaço.Pessoalmente, fico satisfeito pois é um bom serviço que presta à comunidade barreirense. Acho também que todas as outras forças partidárias deveriam seguir-lhe o exemplo.
Mas, a vida política concelhia não se esgota nas acções das Senhoras e dos Senhores Vereadores e, como tal parece-me que deverá começar a pensar em sugerir ao Grupo de Deputados ( do PSD )na Assembleia Municipal que abram um espaço como este em que sejam divulgadas as moções e o sentido do voto e aquilo que é o trabalho por eles executado nas Comissões Municipais.
Os Barreirenses não precisam de quem regurgite a informação por eles. Os Barreirenses sabem distinguir a informação da propaganda.Pela primeira vez desde há já algum tempo foi publicada na imprensa local uma relação das moções apresentadas na última assembleia municipal e respectivas votações - o que é de louvar - mas quanto ao conteúdo das mesmas ... nada!
Ora, também não pode ser tudo exigido a esses jovens jornalistas que, por vezes, têm naturais dificuldades em acertar nos alvos que são os interesses pessoais de cada leitor e que os mais velhos evitam por estarem demasiado comprometidos com "as forças vivas".O que tem que começar a acontecer é que, quer a CMB quer a AMB têm que deixar de funcionar em circuito fechado e tem que se abrir aos cidadãos com todas as responsabilidades acrescidas que tal atitude representa para os eleitos. Em cada momento o cidadão - eleitor ou não - tem o direito de fiscalizar o comportamento ético e político dos eleitos e estes têm o dever de corresponder a esse anseio da forma mais espontânea que lhes for possível.Por exemplo:têm ou não os cidadãos o direito de conhecer o conteúdo do documento que "por uma questão de ética" silenciou determinada bancada? A resposta todos a sabemos e só receia a Transparência quem está na política para atingir objectivos que nada têm que ver com as necessidades das populações mas sim com interesses partidários discutíveis ou desejos pessoais inconfessáveis.
Pela primeira vez também, nesta semana ficou completa no site da CMB a lista de todas as deliberações tomadas pela CMB em 2006. Mas não chega ...Queremos mais ... Queremos que cada cidadão conheça o conteúdo de cada deliberação e o sentido de voto de cada força partidária.

11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home