quarta-feira, maio 10, 2006

Autarquia avança para recuperação de zona histórica


A Câmara Municipal do Barreiro apresentou ontem uma candidatura ao Programa de Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas (PRAUD) para reabilitação de uma parcela do centro histórico da cidade.

Esta candidatura visa a reabilitação do espaço público entre o Largo Rompana e a Praça Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que se encontra num estado de degradação avançado e a recuperação do edifício “Casa da Cerca”, que é património do município e que se encontra devoluto.

Pretende-se, assim, a recuperação e valorização da zona através da potencialização dos recursos existentes – patrimoniais, turísticos, ambientais, humanos – e da implementação de dinâmicas que levem ao desenvolvimento sustentado e continuado desta área da cidade como parte integrante do Barreiro não só do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista social, económico, ambiental e cultural, evitando, assim, que parte significativa da história da cidade se perca.

A iluminação pública do Barreiro Velho é fraca e encontra-se num estado de degradação muito acentuado, o que contribui para a insegurança do local durante a noite. Pretende-se, com a presente candidatura, dotar o espaço público de iluminação que torne esta zona da cidade mais segura para os residentes e população visitante.

Segundo o vereador Bruno Vitorino, “foi dado o pontapé de saída para o processo de regeneração urbana” da zona história da cidade.

A candidatura ao PRAUD está avaliada em mais de 830 mil euros, sendo que a comparticipação a este programa pode chegar até aos 25 por cento.

O vereador da Regeneração Urbana da Câmara Municipal do Barreiro anunciou ainda que a autarquia irá reabilitar o edifício “Café Barreiro” (que actualmente serve de sede à colectividade “O Praiense”), com vista à criação de uma estrutura funcional destinada a equipamento(s) e/ou serviços municipais, que contribuam para a requalificação da zona antiga da cidade. Esta intervenção será suportada exclusivamente pela autarquia, por não ser possível o enquadramento na candidatura ao PRAUD.

Bruno Vitorino refere que existem “muitos imóveis no Barreiro Velho que são de interesse histórico, os quais deve ser salvaguardados e preservados”. Com a remodelação do seu património, a Câmara Municipal pretende dar o exemplo esperando que, com o apoio técnico que também é dado, os privados possam iniciar a recuperação dos seus imóveis.

Foto: CM Barreiro

Info GVBV-CMB