quinta-feira, abril 20, 2006

Intervenção do Vereador Bruno Vitorino em Sessão de Câmara Privada de 12/04/2006

No período antes da ordem do dia, o Vereador Bruno Vitorino propôs a criação de uma comissão, dentro da Câmara Municipal do Barreiro, que estude uma possível substituição dos documentos actualmente impressos em papel por documentos em formato digital. O Vereador sublinhou que a Câmara gasta anualmente toneladas de papel desnecessariamente, sendo que a via digital, para além de poder ser facilmente implementada, permitirá reduzir custos e promover uma boa prática ambiental.

Também neste período, o Vereador Bruno Vitorino analisou a intenção de a autarquia pretender racionalizar o consumo de garrafas de água para cortar nos custos, tendo sido proposto colocar máquinas de água em substituição das garrafas de plástico. Na opinião de Bruno Vitorino, esta medida, a ser implementada, poderá vir a tornar-se ineficaz a nível financeiro e ambiental, pois o consumo de copos de plástico pode vir a aumentar assustadoramente.

No período da Ordem do Dia, foi discutido o relatório de Gestão e Contas relativo a 2005. Este documento foi aprovado com cinco votos a favor, três abstenções da CDU e um voto contra do Vereador social-democrata. Bruno Vitorino justificou o seu sentido de voto na coerência do discurso do PSD ao longo do ano transacto, em que criticava a gestão do PS.

Um dos argumentos invocados pelo Vereador do PSD foi que o relatório demonstra um aumento brutal da Despesa. No ano de 2005 a Despesa aumentou 1.348.998,74 €, sendo a causa o forte crescimento das Despesas Correntes em 1.544.084,36 €. Nas Despesas Correntes destaca-se o aumento das “Despesas com Pessoal” em 7,65% quando comparado com 2004. Neste acréscimo estão incluídos um aumento de 2,37% com Pessoal do Quadro e um aumento de 48,45% com Pessoal Fora do Quadro. Isto quando, neste âmbito, de 2003 para 2004 já tinha existido um aumento de 69,28%.
Este aumento foi bastante criticado por Bruno Vitorino, pois não significou nenhuma melhoria visível nos serviços prestados.

O Vereador social-democrata afirmou ser impossível votar favoravelmente este relatório, quando o mesmo reflecte ruinosas práticas de gestão, como é o exemplo do aumento das dívidas a fornecedores, que quase duplicaram relativamente a 2004. É ainda possível observar o baixo grau de execução das Grandes Opções do Plano, situação para que o PSD alertou vezes sem conta.

Bruno Vitorino diz que o voto a favor ou uma abstenção seria branquear e pactuar com uma gestão ruinosa do PS.


Info GVBV-CMB