quinta-feira, março 30, 2006

Um novo desafio

A participação é um acto de cidadania. O desenvolvimento do nosso concelho só pode ser conseguido com a participação de todos os barreirenses nas decisões da nossa Autarquia.

Fui eleito para o cargo de Vereador da Câmara Municipal, em Outubro passado, tendo-me sido delegadas pelo Sr. Presidente da Câmara um conjunto de atribuições e competências, relativas ao Ambiente e à Regeneração Urbana.

Na área do Ambiente, sou responsável pela sensibilização, educação e planeamento ambiental, pelo controlo da poluição, pela orla costeira dos Rios Tejo e Coina, bem como pelas áreas das energias renováveis. Questões como o ambiente urbano, nomeadamente a inventariação e acompanhamento de focos de poluição, o controlo de espécies naturais e naturalizadas, são também áreas onde intervenho.
No âmbito da Regeneração Urbana, as minhas competências incidem essencialmente na recuperação da zona de Alburrica, do Barreiro Velho e do Bairro das Palmeiras.

Neste espaço, os Barreirenses podem deixar comentários, críticas, sugestões e denúncias sobre assuntos relacionados com as competências que me foram atribuídas, mas também ficar a conhecer as actividades, iniciativas e propostas nestas áreas.

Acredito que o trabalho de um Vereador numa Autarquia pode, e deve, ser realizado com o envolvimento da população.

Estou à sua disposição para qualquer assunto em que possa ser útil, através do e-mail: bruno.vitorino@cm-barreiro.pt. Agradeço desde já a sua colaboração.

Bruno Vitorino

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para quando a rorunda do lavradio volta a ter a fonte a funcionar

2:29 da tarde  
Blogger Bruno Vitorino said...

Agradeço a sua participação e comentário. Esta é uma matéria sobre a qual não tenho competência directa. No entanto, irei levar este tema à próxima sessão de Câmara, que irá decorrer na quarta-feira (dia 15), às 17.30, no Centro Comunitário do Lavradio.

2:48 da tarde  
Blogger Pifaro said...

Serve a presente para o o informar que Va. Exa. está linkado no nosso blog http://www.pifaro.blogspot.com .

Desejando-lhe os melhores sucessos com esta sua iniciativa, que observaremos atentamente, nos subscrevemos,

Dr. Pífaro Tuning

8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ATENÇÃO AO PERIGO QUE CONSTITUE PARA A SAUDE PUBLICA E ATÉ DO PONTO DE VISTA AMBIENTAL A PROLIFERAÇÃO DE POMBOS ESPECIALMENTE NO CENTRO DA CIDADE. A AUTARQUIA TEM DE TOMAR MEDIDAS ; INFORMANDO A POPULAÇÃO DO PERIGO QUE ESTAS AVES CONSTITUEM , PROIBINDO P/Ex. AS PESSOAS (MAL INFORMADAS ) DE DAR COMER A ESTES ANIMAIS.

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já que se fala em património de Alburrica e defender o mesmo, o que eu concordo inteiramente e aprecio o esforço que a CMB desenvolveu junto da APL para a reparação e protecção do Moinho Grande, questiono também o seguinte:
Para quando ou que futuro vai ter o património que com a passagem igualmente dos catamarãs, tem surgido e se encontra em constante degradação na praia do Mexilhoeiro?
Trata-se dos restos de um cais com quase 150 anos e que daqui por mais 1 ou 2 anos será apenas um amontoado de pedras na praia.
Não se esqueçam que este também é património.E a própria praia que a pouco e pouco se está a ver desaparecer? Cada dia que passa mais estreito fica o areal, não se esqueçam que isto também é património.

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto é de uma importancia extrema a rotunda do Lavradio voltar a ter a fonte a funcionar e a jorrar água por ali fora. O País nem teve uma seca extrema nem nada, por isso gastem e continuem a gastar água com fartura em fontes e afins. Espero bem que o Bruno não esteja a falar a sério quando diz que vai levar esta aberração à próxima sessão de Câmara, sendo inclusivamente, assim o faz crer na sua apresentação, responsável na sensibilização de atitudes ambientais

7:42 da tarde  
Blogger Tiago Cabanas Alves said...

Sem ter nenhum comentário, relacionado com as competências do SR. Vereador, não podia contudo deixar de louvar esta iniciativa e este modus operandi inovador na política barreirense.
Aproveitando agora para deixar algo de mais consistente ao Sr. Vereador penso que é necessário reflectir sobre o Sapal de Coina, dada a biodiversidade que ali temos e que faz do Barreiro uma cidade mais rica e mais natural. Vamos e conto com o SR. Vereador para isso não só preocuparmo-nos com a qualidade do ambiente mas também valoriza-lo e dar lhe vida e visibilidade na nossa cidade.
Um abraço
Tiago Cabanas Alves

10:32 da manhã  
Blogger Bruno Vitorino said...

Rotunda do Lavradio

Tal como tinha anunciado, expus este assunto em sessão de Câmara. Procurei saber quando é que estaria novamente a funcionar a fonte da Rotunda do Lavradio, manifestando a preocupação em evitar o excessivo desperdício de água originado pelo mau funcionamento da mesma, tal como aconteceu no passado, devido a alguns problemas existentes.
A Vereadora do Pelouro disse que os seus serviços estavam a resolver este assunto.

Proliferação de Pombos

Noutro âmbito, relativamente à preocupação manifestada por um munícipe sobre a proliferação de pombos, posso adiantar que a Câmara Municipal do Barreiro, através do Serviço de Protecção Civil está a elaborar um plano que permite dar resposta a esta matéria. Mais esclarecimentos sobre este tema poderão ser dados pelo Vereador do Pelouro.

Alburrica

Sobre os efeitos da erosão, originada pela passagem dos catamarãs, em alguns locais da zona de Alburrica, informo que a APL vai realizar um estudo de hidrodinâmica que permitirá perceber, após uma avaliação da tendência das marés, que tipo de intervenção pode ser feita para protecção deste local que é tão querido dos barreirenses. Tal situação ficou acautelada numa reunião entre o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e a APL.

Bruno Vitorino

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O grande problema do Lavradio a meu ver e de muita gente, é saber para quando acaba de funcionar a central Termo Poluidora da EDP, quando é que vem a ponte, e saber se no gesso vão fazer a tal etar pró Barreiro e Moita , isso sim, vai representar bem estar e qualidade de vida prás populações, deixem lá a rotunda do GUINESS como sendo a rotunda que mais reparações teve na história da arquitectura.

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de dar os parabéns por esta nova iniciativa, que permite, pelo que tenho vindo a constatar, de acordo com os comentários já colocados, aproximar os políticos da população.
Espero que este tipo de acções vá ainda mais longe, permitindo a desburocratização de uma série de procedimentos.

José A.

11:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home