segunda-feira, setembro 14, 2009

Aprovada a transferência da gestão da Mata da Machada do Estado para a CMB



Bruno Vitorino, em conferência de imprensa, deu a conhecer que investidores da República Checa estão disponíveis para investir na Mata da Machada, visando a criação de um Parque Temático – DinoPark.

“Será um Parque de dimensão Ibérica, será uma cópia, uma réplica de parques existentes na Europa central, que atraem cerca de 200 a 300 mil pessoas por ano. Estamos a falar de um equipamento de excelência” – sublinhou Bruno Vitorino.

Em conferência de imprensa o Vereador Bruno Vitorino, responsável pela área do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro congratulou-se pelo facto de ter sido aprovada em reunião da autarquia uma proposta na qual foi deliberado aceitar “a transferência da gestão da Mata Nacional da Machada da Autoridade Florestal Nacional para a responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro e consequentemente sejam continuados os contactos no sentido de concertar o âmbito da transferência e modelo de gestão que clarifique a responsabilidade de ambas as partes.”

Valorização dos espaços naturais uma prioridade

O autarca salientou que procurou ao longo do mandato “fazer da valorização dos nossos espaços naturais uma prioridade”, acrescentando que, quer relativamente à Mata da Machada, quer ao Sapal do Rio Coina – “conseguimos esses objectivos”.
“Pela primeira vez tivemos uma estratégia integrada para valorizar aquele espaço e de certa forma colocá-lo ao serviço do Barreiro e dos barreirenses, bem como de toda a população dos concelhos limítrofes, que já são muitos, na ordem das centenas ou milhares que utilizam a Mata da Machada, para lazer, actividades desportivas, contactos com a natureza ou piqueniques com a família” – sublinhou Bruno Vitorino.
O autarca referiu que, actualmente, são muitas as actividades que decorrem na Mata da Machada, quer organizadas pela Câmara Municipal do Barreiro, quer pela sociedade civil, com o apoio da autarquia.

Mata da Machada faz parte da “agenda política”

O responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro sublinhou que a Mata da Machada, actualmente, faz parte da “agenda política”, sublinhando que – “Hoje, todos os Partidos políticos falam da Mata da Machada, não via isso há quatro anos, nem há 8 anos”.
Recordou que a estratégia de acções implementadas contribuíram para dar a conhecer a muitos barreirenses a Mata da Machada – “muitos não conheciam aquele espaço”.

Transferência da gestão da Mata da Machada do Estado para a Autarquia

Bruno Vitorino, considerou que a decisão tomada na última reunião da Câmara Municipal do Barreiro, que aponta para “a transferência da gestão da Mata da Machada do Estado para a Autarquia”, de grande importância, embora, referiu – “ainda não aprovamos o modelo de transferência, nem o modelo de gestão”.
“Do ponto de vista político já temos uma base que é dizer, por unanimidade dos partidos - houve uma abstenção do vereador independente – mas conseguimos a unanimidade dos partidos, que a gestão da Mata Nacional da Machada deve ser feita pela autarquia. Isto muda tudo para o futuro.” – salientou o vereador Bruno Vitorino.

Desenvolvimento económico e desenvolvimento turístico

Na opinião do vereador do Ambiente, a Mata da Machada se houver visão política, para quem estiver no futuro com este pelouro – “Temos aqui um potencial de valorização do espaço, de dinamização das actividades que hoje já são feitas, mas, ao mesmo tempo de desenvolvimento económico e de desenvolvimento turístico, de oportunidades de criação de emprego, que não tínhamos até aqui e não teremos nunca enquanto a mata estiver sobre a responsabilidade da Autoridade Florestal.”
Bruno Vitorino, sublinhou que, a partir daqui, trata-se de “definir um modelo de estratégia integrada, que tenha a ver com o espaço Mata Nacional da Machada, o envolvimento dos privados, em todas as bolsas de terreno adjacentes, para em vez de estarmos a aprovar Parques Industriais, nessas zonas, podermos estar, por exemplo, a definir unidades hoteleiras, de restauração, de actividades de ar livre ou Parques Temáticos”.

Um Parque Temático de dimensão Ibérica

O autarca deu a conhecer que manteve contactos com investidores da República Checa que estão disponíveis para investir na Mata da Machada, para a criação de um Parque Temático, com as componentes lúdica e pedagógica.
“Será um Parque de dimensão Ibérica, será uma cópia, uma réplica de parques existentes na Europa central, que atraem cerca de 200 a 300 mil pessoas por ano. Estamos a falar de um equipamento de excelência” – sublinhou Bruno Vitorino, recordando que este passo só poderá ser concretizado quando a autarquia assumir a gestão da Mata da Machada.
O «DinoPark» poderá ocupar uma área na ordem dos 10 hectares. Há investidores. Há contactos. Podem ser criados muitos postos de trabalho. Serão atraídos ao Barreiro milhares e milhares de pessoas.
“Esta é uma oportunidade que o Barreiro não pode perder.” – sublinhou Bruno Vitorino.

Sobre o modelo de gestão existem diversas possibilidades

Na sua opinião a mudança do sentido de voto, das “forças políticas à minha esquerda”, na última reunião de Câmara, permitiu alterar as posições da autarquia em relação à gestão da Mata da Machada, algo que nunca foi possível concretizar, disse, “nem em 30 anos de gestão CDU, nem em 4 anos de gestão PS”.
“Conseguimos, mesmo em final de mandato conseguimos. Esta foi uma luta minha. E ficava com alguma tristeza se não tivesse conseguido, mas, hoje, do ponto de vista político assumimos todos, todos os partidos, esta responsabilidade. Agora, não à volta a dar, agora é definirmos o modelo de transferência e a seguir o modelo de gestão” – sublinhou Bruno Vitorino.
“Isto é importante para aquele espaço florestal e muito importante para o Barreiro” – salientou.
O autarca considerou que sobre o modelo de gestão existem diversas possibilidades, desde a criação de uma «Unidade Orgânica», um «Projecto Municipal», uma «Empresa Municipal» ou uma “Reggie Cooperativa».

Dia da Mata da Machada

Bruno Vitorino deu a conhecer que no dia 20 de Setembro vai realizar-se o «Dia da Mata da Machada», onde será divulgado o «Audioguia» e os «Percursos Interpretativos».
“A Mata da Machada tem que ser um bom cartão de visita do concelho do Barreiro” – sublinhou Bruno Vitorino.

Texto e Foto: Jornal "Rostos"