segunda-feira, julho 06, 2009

Barreiro implementa LED para reduzir consumos



Os municípios do Barreiro, Moita e Alcochete iniciaram quinta-feira a implementação de uma nova tecnologia na iluminação do espaço público, através da instalação de luminárias LED, em artérias escolhidas em cada um dos municípios.

"A iluminação pública representa 50 por cento do volume da responsabilidade da autarquia e como a iluminação é da responsabilidade das câmaras cabe ser o mais possível amigo do ambiente e reduzir os custos", disse Bruno Vitorino, presidente da Agência de Energia dos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Esta iniciativa insere-se numa proposta da empresa EnergiaViva, a nível nacional, que pretende inaugurar 30 ruas LED, que terá o pontapé de saída em municípios associados da S. Energia.

"Temos vários projectos em curso mas resolvemos avançar com este da Rua LED e vamos iluminar duas ruas do Barreiro, uma de Alcochete e uma da Moita, substituindo as lâmpadas de 150w de vapor de sódio por luminárias Led de 80w", explicou Bruno Vitorino, que também é vereador do Ambiente na Câmara do Barreiro.

A iniciativa já teve um teste piloto em Pombal no passado dia 17 de Abril, que revelou um elevado sucesso.

"O LED tem maior duração, menor consumo e melhor qualidade de iluminação mas tem a desvantagem de ser um investimento inicial maior, mas em seis anos consegue-se o retorno", explicou.

As quatro ruas que vão servir de piloto vão receber entre as 10 e as 12 luminárias num investimento de cerca de 5 mil euros por cada um dos municípios, tendo estado na apresentação de hoje também os responsáveis pelas autarquias de Alcochete e Moita.

O Montijo, que também pertence à S.energia, está a acompanhar o processo mas está mais atrasado pois a rua escolhida pelo município é maior e o seu processo mais longo.

Márcio Duarte, da empresa EnergiaViva, explicou algumas das características das luminárias e as vantagens que traz aos municípios, referindo que as luminárias têm um sensor com GPS que permite aumentar o fluxo de luz em situações de mau tempo ou emergência e comunicar de imediato eventuais avarias.

"Depois desde iniciativa das 30 ruas LED, vamos avançar em Setembro para as 10 cidades LED e uma delas será o Pombal", anunciou.

Nuno Banza, administrador da S.energia, explicou que dentro de seis meses será possível retirar conclusões sobre os resultados destas ruas piloto em cada um dos municípios.

Fonte: LUSA

Foto: CMB