segunda-feira, junho 29, 2009

CMB mede poluição atmosférica no concelho

De 25 de Junho a 2 de Julho, a Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, irá colaborar com a CCDR-LVT numa Campanha de Avaliação das Concentrações dos Poluentes na Área Metropolitana de Lisboa.

A entidade responsável pela gestão da Qualidade do Ar é a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), ou seja, qualquer acção de medição, controlo, fiscalização e contra-ordenação é da inteira responsabilidade desta entidade, sendo que a autarquia participa activamente em todas as actividades e estudos que esta entidade promove, tentando ainda criar um elo de ligação entre a população e a CCDR-LVT.

O vereador do ambiente, Bruno Vitorino, sublinha que esta campanha tem como objectivo conhecer a distribuição espacial das concentrações dos poluentes dióxido de azoto (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e ozono (O3), identificar as áreas mais críticas em termos de poluição atmosférica e avaliar as zonas onde é maior a exposição da população a estes poluentes.

Assim, foram distribuídos pelo concelho diversos medidores, constituindo uma malha de 30 pontos de amostragem, que serão recolhidos após sete dias de exposição, no dia 2 de Julho. Os resultados obtidos irão ser analisados e integrados num relatório final, que inclui toda a Área Metropolitana de Lisboa. Será ainda possível comparar os resultados de anteriores campanhas e assim averiguar a evolução dos níveis de poluentes ao longo da última década.