segunda-feira, março 23, 2009

“Clube dos Guardiões da Floresta” sensibiliza os mais jovens para preservação da Mata da Machada


O projecto "Clube dos Guardiões da Floresta", que tem como objectivo sensibilizar as crianças dos 6 aos 12 anos para a preservação e importância da Mata Nacional da Machada, foi lançado na passada sexta-feira, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.

O Clube pretende ser um espaço que permita aos seus membros conhecerem melhor aquele que é considerado o "pulmão verde" do Concelho. Os membros do Clube terão oportunidade de se reunirem trimestralmente nas instalações do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, sendo preparado para tal um conjunto de iniciativas ambientais, para além de poderem receber nas suas casas todo um conjunto de informações relacionadas com as actividades promovidas pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental, incluindo a revista "Folha Viva".

Por outro lado, os membros do Clube terão acesso a um blog na Internet – www.clubeguardioesfloresta.blogspot.com – que lhes permitirá a troca de experiências e informação sobre as actividades realizadas na Mata da Machada.

A inscrição no Clube dos Guardiões da Floresta pode ser feita através do e-mail: clubeguardioesfloresta@gmail.com ou pela Linha Verde 800 205 681.

Escalada, passeios de bicicleta, plantação de árvores, insufláveis e muitas outras actividades lúdico-pedagógicas animaram na sexta-feira, dia 20 de Março, na Mata Nacional da Machada, cerca de 400 alunos do 1º ciclo do concelho, num iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental.