quinta-feira, janeiro 29, 2009

O meu contributo para a nova Divisão da PSP do Barreiro

As novas instalações da Divisão da PSP no Barreiro foram inauguradas no passado fim-de-semana.
Finalmente encerra-se um processo que teve início em 2004.

O país atravessa uma crise económico-financeira sem precedentes, com consequências sociais complicadas.
Também consequência deste momento (mas não só) é o aumento da criminalidade de forma preocupante, em especial a criminalidade violenta. Os indicadores ao nível nacional são inquietantes, mas são ainda mais preocupantes no Distrito de Setúbal.
O sentimento de insegurança é gritante e priva-nos da nossa liberdade.

Para fazer face ao problema são necessárias respostas globais, ao nível do sistema judicial, prisional, meios humanos e tecnológicos para as polícias, uma mudança de mentalidade de alguns governantes que vise devolver autoridade à autoridade, entre outros.

Os meios das forças de segurança e a motivação dos agentes são, também, importantes.
Ainda há, infelizmente, muitas instalações das forças de segurança obsoletas e degradadas, que não dão condições dignas a quem lá trabalha, nem a quem precisa de recorrer às mesmas.

A entrada em funcionamento das novas instalações permite dotar a polícia de melhores condições para exercerem a sua função. Dignificar as forças de segurança também é melhorar as suas condições de trabalho. Ganham os cidadãos, ganha a segurança.

Em 2004, enquanto Deputado à Assembleia da República, fui alertado pelo Comandante Jerónimo Torrado, na altura à frente da PSP no Barreiro, para as deficientes instalações daquela força de segurança. Estando inicialmente pensadas para um outro espaço, a construção de novas instalações para a PSP Barreiro, teriam de ser construídas de raiz, não se sabendo assim quando seria possível concretizá-las, por falta de recursos do Estado. Foi assim necessário encontrar um outro caminho, igualmente digno para as forças de segurança, mas que permitisse uma solução rápida, quase imediata. Tal solução foi encontrada, após muitas reuniões entre mim, que me empenhei na resolução do assunto, a Governadora Civil, Dra. Mercês Borges, e alguns Governantes. Foi também envolvida, numa fase inicial, a Câmara Municipal. Sensibilizada a Administração da Quimiparque que, diga-se, desde o início se mostrou, neste como noutros casos, totalmente disponível para ajudar a resolver o assunto, foi encontrada uma alternativa. A PSP seria instalada em edifício a recuperar nas instalações da Quimiparque, em termos a combinar entre as partes. O projecto e a obra poderiam ser feitas rapidamente.

Se não tivesse sido pensada uma alternativa e se fosse preciso recorrer somente ao Orçamento de Estado, provavelmente ainda estaríamos à espera de uma solução para o problema, à semelhança do que acontece em outros concelhos.

O meu envolvimento neste assunto traduziu-se não só na ideia de solução, bem como na necessidade de inúmeras reuniões, com avanços e recuos, com as mais diversas entidades, para que o assunto pudesse ser resolvido. Pode, quem não está nos meandros destas matérias, entender a dificuldade da questão, mas não é fácil mudar mentalidades, enfrentar alguns interesses, etc…

Assumi que esta era uma questão prioritária para o concelho, para a população, para as forças de segurança. Entendo que como Deputado tinha, e agora noutras funções continuo a ter, a obrigação de fazer tudo o que está ao meu alcance com vista à resolução de problemas concretos.

Após várias reuniões e tendo sido ultrapassadas diversas questões burocráticas e legais, o então Ministro da Administração Interna do Governo PSD, Dr. Daniel Sanches, veio ao Barreiro, no dia 01 de Fevereiro de 2005, para assistir à assinatura do protocolo, para a criação das novas instalações da PSP. Este foi o impulso decisivo para a criação de um novo espaço digno e com as condições necessárias para os elementos da PSP exercerem as suas funções. Depois vieram eleições legislativas e delas saiu um governo Socialista. O projecto caiu, e só há pouco viria a ser recuperado, nos moldes anteriormente definidos. Demorou mais 4 anos a ser concretizado…

Dei o meu contributo para se arranjar uma solução. Fiz o que estava ao meu alcance para que as forças policiais tivessem um novo espaço e que nesse sentido pudessem servir cada vez melhor a população e o concelho.

Descansem aqueles que, de outros partidos, já estão a dizer mal e a ruminar no seu interior, pois não pretendo receber nenhum troféu – ninguém está na vida política à espera de reconhecimento – mas tenho realmente pena de só ter sabido da inauguração das novas instalações da PSP pelos meios de comunicação social.

Depois do que fiz, gostava, pelo menos de ter sido convidado, como ex-Deputado, ou como Vereador. Mas enfim, a visita de um Ministro ao Barreiro é sempre motivo de festa e desfile para militantes e dirigentes socialistas. Mesmo para aqueles que nunca se preocuparam com tal assunto. E esses foram convidados…

É certo que fiz o meu trabalho, a minha obrigação. Mas quantos passam pelos cargos políticos sem o fazer, ou por falta de capacidade ou pior, por não quererem saber?

Fiz o meu trabalho. Dei o meu contributo. Resolveu-se um problema. A PSP tem novas instalações. Ganhou o Barreiro, ganharam os barreirenses.


Bruno Vitorino
Vereador do PSD na CMB
(*Artigo de opinião publicado no Jornal "Notícias do Barreiro" em 28/01/09)