quarta-feira, janeiro 14, 2009

“Tens Atitude?” chega a todos os alunos do concelho do Barreiro

Depois de no ano passado ter sido iniciado o projecto “Tens Atitude?” nas escolas secundárias, chegou agora o momento de se estender esta campanha às escolas básicas do concelho, o qual tem como objectivo sensibilizar alunos, funcionários e professores para a necessidade e importância que a recolha selectiva e reciclagem desempenham para a melhoria da qualidade ambiental.

Na apresentação do projecto às escolas básicas, que decorreu hoje na Escola Álvaro Velho, o vereador do Ambiente, Bruno Vitorino, considerou que este “é mais um passo, pequeno mas importante, na mudança de hábitos no nosso dia-a-dia”.


Neste âmbito, o vereador lembrou que as preocupações com o ambiente não se limitam aos espaços verdes e resíduos urbanos, mas sim com toda uma área que é transversal a todos os sectores do município, dando como exemplo aquilo que tem sido feito ao nível da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, nomeadamente a elaboração do Mapa do Ruído do concelho do Barreiro, as várias iniciativas envolvendo a Mata da Machada e o Sapal do Coina, a conclusão do Plano Municipal do Ambiente e ainda a criação do Painel Ambiental do Barreiro que irá ser apresentado brevemente, com o envolvimento das empresas do concelho, entre muitas outras actividades. “Estamos a pensar o ambiente de uma forma mais global, mais transversal, procurando construir hoje um melhor Barreiro amanhã” sublinhou.

Sobre o projecto “Tens Atitude?”, Bruno Vitorino referiu que esta campanha está relacionada com uma área que considera ser fundamental – a educação e sensibilização ambiental. “A importância desta acção é ter todos os alunos do concelho envolvidos no processo de reciclagem”.

O vereador do Ambiente salientou ainda que este projecto foi a resposta da Câmara Municipal a um repto lançado por alguns professores que já tinham alguns projectos em marcha nas respectivas escolas e que têm uma preocupação com as questões do ambiente. “Numa altura em que a classe docente é tão maltratada, é importante valorizar o papel que os professores tiveram neste processo”.

Bruno Vitorino destacou também que esta campanha é apoiada pelo Grupo CUF, sublinhando a “disponibilidade imediata da empresa em associar-se à iniciativa, sublinhando a importância dos apoios de empresas para a viabilização deste tipo de projectos”.

Segundo a professora Ana Marques, da Escola da Quinta Nova da Telha, falando em representação dos professores envolvidos no projecto, “os docentes têm vindo a sensibilizar cada vez mais os jovens para a importância da reciclagem”, sublinhando a importância da iniciativa.

Paulo Caetano, do Grupo CUF, afirmou ser “com grande orgulho que a empresa se associa a este projecto”, dado que é imperativo “apostar na formação dos jovens para que no futuro existam resultados”.

O representante do Grupo CUF disse ainda que a empresa está “muito sensibilizada para esta matéria, pois esta é uma prática diária que os nossos colaboradores já fazem há vários anos”.
Para Joaquim Nogueira, presidente do Conselho Executivo da Escola Álvaro Velho, este é um projecto que vai permitir sensibilizar os alunos para que possam, cada vez mais, contribuir para um mundo melhor.

Importa ainda referir que no âmbito do “Tens Atitude?” foram desenvolvidas, até ao momento, 42 sessões de esclarecimento, envolvendo 1100 alunos, 70 professores e 95 funcionários das escolas secundárias do concelho. Esta campanha foi ainda alargada ao Centro Paroquial e Social de Santo André e às corporações de bombeiros do Barreiro.