terça-feira, novembro 18, 2008

Barreiro volta a vigiar Orla Costeira

A autarquia do Barreiro voltou a associar-se, como Coordenador Regional, ao “Coastwatch Europe”, contando para isso com a participação dos Agrupamentos de Escuteiros e Escolas do concelho para o levantamento de dados relativos à zona ribeirinha do Tejo e Coina.

Com um total de 20 km de orla costeira, o Barreiro é considerada uma cidade privilegiada, no que toca à riqueza dos ecossistemas existentes, tal é a sua diversidade biológica. No entanto, são também áreas muito frágeis e ameaçadas pelas pressões a que estão sujeitas devido à ocupação humana, tais como a expansão urbana associada à construção de infra-estruturas diversas, descargas de efluentes, despejo de resíduos sólidos e destruição de habitats naturais.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, explica que a análise dos dados recolhidos “servirá para a elaboração de um relatório anual que caracteriza do ponto de vista ambiental, as zonas costeiras, sendo posteriormente divulgado”.

Bruno Vitorino realça ainda que o somatório do preenchimento dos questionários vai permitir avançar com novas soluções para a defesa da orla costeira.

O “Coastwatch”, criado na Irlanda em 1989, é um projecto de âmbito europeu, que consiste na defesa e caracterização ambiental da faixa costeira, e tem como principais objectivos melhorar o conhecimento da situação ambiental do litoral português, bem como sensibilizar as escolas, outras instituições e população em geral para os problemas resultantes dos impactos da actividade humana na faixa litoral.

A realização da campanha ocorre, em simultâneo, de Outubro a Dezembro, em cerca de 23 países europeus envolvidos no projecto.