quinta-feira, setembro 25, 2008

S.energia satisfeita com adesão da população às iniciativas do Dia Europeu Sem Carros

Os resultados da campanha Eco-Trocas deixaram satisfeito o presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Barreiro e Moita. Bruno Vitorino defende que as questões da qualidade do ar e da mobilidade são factores chave para uma estratégia de desenvolvimento que assente na construção de cidades sustentáveis, saudáveis, seguras, inclusivas e com um futuro promissor.

A iniciativa Eco-trocas, inserida nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros, oferecia um bilhete para os transportes públicos em troca de um volume de lixo reciclável.

No total dos três concelhos onde esta campanha se realizou, Alcochete, Barreiro e Moita, foram oferecidos 509 bilhetes divididos entre Soflusa, Transportes Colectivos do Barreiro e Transportes Sul do Tejo. Importa salientar que foram recolhidos, entre outros, cerca de 50 kg de pilhas usadas.

Bruno Vitorino considerou este resultado como positivo, realçando a adesão da população nos diferentes municípios. “Cada vez mais os cidadãos estão a tomar consciência da importância que a reciclagem tem para um melhor ambiente”.

O seminário "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio" foi outra das iniciativas propostas pela S.energia para o Dia Europeu Sem Carros, em que se debateu os impactos ambientais da Terceira Travessia do Tejo, a mobilidade e a qualidade do ar na AML.

Bruno Vitorino salienta que o tema abordado este ano – Ar Puro para Todos – é uma “clara referência à relação negativa entre a elevada presença de veículos nas cidades e a sua qualidade do ar”.

O presidente da S.energia afirma que a questão da mobilidade é bastante importante e que tem que ser encarada a optimização dos diversos meios de transporte, tanto individuais como colectivos, promovendo uma rede de transportes para todos, com qualidade, comodidade, e facilidade de acesso, como garantia de uma melhor qualidade de vida e de defesa do ambiente.

“Este processo deverá ser conduzido de forma orientada para a inclusão de todos os parceiros, o que representa a claramente uma preocupação com os habitantes deste território, tendo eles também um papel activo na construção de soluções”, sublinhou.

“Estamos muito empenhados em contribuir para que este desafio que se coloca ao nível da Mobilidade, possa ser encarado como mais uma oportunidade para construir hoje um melhor futuro amanhã”, conclui Bruno Vitorino.