segunda-feira, julho 21, 2008

Jovens Voluntários para a Floresta – Inscrições ainda abertas

A Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, está a promover pelo quarto ano consecutivo, o Programa “Voluntariado Jovem para a Floresta”.

Este projecto, ao qual a CMB se associa, é primordialmente uma forma de entender a floresta como riqueza nacional e como elemento de equilíbrio ecológico, sendo um passo a favor para a sensibilização das populações e protecção de um património comum. O mesmo tem uma abrangência nacional, e visa essencialmente a sensibilização, a vigilância e a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências.

Durante os meses de maior risco de incêndio, os voluntários vão percorrer a Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, tendo como principais objectivos a vigilância contra fogos, bem como trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências e sensibilização da população para a necessidade de preservação do espaço.

No ano passado, participaram 56 jovens neste projecto.

O programa terá o seu início no dia 16 de Julho e terminará a 15 de Setembro, por períodos de 15 dias, com a participação de um total de 52 voluntários.

Importa sublinhar que ainda há vagas para o Programa “Voluntariado Jovem para a Floresta” para a segunda quinzena de Agosto e para a primeira quinzena de Setembro.

Todos os interessados em aderir ao projecto terão que ter idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, sendo as inscrições feitas através do site www.ipj.pt, no Instituto Português da Juventude – Setúbal, ou através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da CMB (Linha Verde: 800 205 681).

Todos os jovens voluntários terão direito a um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de participação e equipamento.