segunda-feira, abril 07, 2008

Jovens desafiados a reciclar

O Projecto de Separação de Resíduos para Reciclagem nas Escolas Secundárias do concelho do Barreiro, intitulado "Tens Atitude?", arrancou no passado dia 03 de Abril na Escola Alfredo da Silva e tem como objectivo sensibilizar alunos, funcionários e professores para a necessidade e importância que a recolha selectiva e reciclagem desempenham para a melhoria da qualidade ambiental.

Na apresentação do projecto, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, sublinhou que a prática da reciclagem “é fundamental na defesa da nossa sociedade, do nosso planeta. Tudo isto faz com que seja necessário apostarmos mais na educação ambiental”.

Sobre o facto deste projecto ser voltado para os alunos das escolas secundárias, o autarca entende que os hábitos dos jovens são aqueles que mais podem ser moldados, influenciando também os comportamentos dos seus familiares. “Este é um conjunto de atitudes muito simples no dia-a-dia, mas que pode ajudar a construir um país melhor e a ajudar a construir hoje um melhor Barreiro amanhã”, afirmou.

Bruno Vitorino referiu ainda que no ano de 2007 cada habitante do concelho enviou para aterro cerca de 389 kg de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Contudo, as quantidades encaminhadas para reciclagem por habitante foram para o mesmo ano: 16 kg de papel/cartão, 12,44 kg de vidro e 5,6 kg de embalagens.

Cada barreirense produziu em 2007 cerca de 1 kg de RSU por dia.
Em comparação, apenas encaminhou por dia para reciclagem: 44 g de papel/cartão, 15 g de embalagens e 34 g de vidro.

O envolvimento das escolas neste processo foi destacado pelo vereador, que espera que esta campanha “tenha eco não só na comunidade escolar como em todo o município do Barreiro”.

“Este foi um projecto que nasceu da vontade da Câmara Municipal do Barreiro, pois estava no plano de actividades da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, mas sobretudo da vontade dos professores e das escolas”, referiu Bruno Vitorino, salientando ainda a vontade e o trabalho dos professores “num momento em que esta classe está a ser muito maltratada”.

Bruno Vitorino afirmou que o Ambiente tem sido “uma prioridade” no actual mandato. “Temos investido muito na defesa do património natural, tendo vindo a ser feita uma aposta muito grande na Mata da Machada”, dando como exemplos a iniciativa “Machada em Família” e o início do processo de elaboração do Plano estratégico da Mata da Machada.

O vereador referiu ainda que está em fase de conclusão o Plano Municipal do Ambiente, sendo este um plano de sustentabilidade para todo o concelho. “Estamos também a elaborar o mapa de ruído, sem esquecer a criação da Agência de Energia do Barreiro e Moita”. Para além de “muitas outras iniciativas no âmbito da educação e da sensibilização ambiental”, acrescentando ainda que “nenhum processo de licenciamento ambiental ou de avaliação de impacte ambiental ficou, no corrente mandato, sem parecer técnico da autarquia”.

António Melo, presidente do Conselho Executivo da Escola Alfredo da Silva, após dar as boas-vindas a todos os parceiros do projecto, realçou a importância deste tipo de iniciativas, que “têm como objectivo juntar a comunidade educativa ao nível das boas práticas ambientais”.
“É de louvar esta iniciativa, onde os jovens são fundamentais na transmissão da mensagem”, afirmou.

Ana Ramalho, representante dos professores responsáveis pelo projecto, diz que “sempre foi feita uma aposta para que a recolha selectiva da campanha fosse alargada e mais digna”, algo que foi atingido através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro, “que conseguiram uma campanha mais alargada e que vai chegar a todos os alunos”.

A Câmara Municipal do Barreiro e as Escolas comprometeram-se a monitorizar e a acompanhar, estando ainda ser feitos esforços no sentido de envolver entidades privadas no eventual alargamento do “Tens Atitude?” às escolas do 2º e 3º ciclos.