quarta-feira, maio 14, 2008

A importância da S.Energia no desenvolvimento sustentável

Quando assumi este pelouro entendi que a intervenção da autarquia em matéria de ambiente deveria estar assente na definição de uma estratégia transversal, que permitisse colocar em andamento uma máquina, de forma irreversível, visando a sustentabilidade local.

Neste período foi criada a S.energia – Agência Local para a Gestão da Energia do Barreiro e Moita. Foi um passo seguro, com um compromisso forte das duas autarquias envolvidas, que permitirá intervir de forma consequente não só ao nível do sector público, como também e em especial nas duas vertentes do sector privado – os habitantes e os agentes económicos, cumprindo os seus objectivos de contribuir para o desenvolvimento sustentável através da promoção, dinamização e divulgação de boas práticas ao nível do desempenho energético-ambiental que devem ser implementadas no sentido da melhoria contínua.

Em Julho de 2007, passados três meses após a sua constituição, a S.Energia organizou a sua primeira iniciativa pública, promovendo uma sessão de esclarecimento no âmbito do novo Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE). O objectivo desta sessão foi dar a conhecer o SCE aos técnicos municipais, actores de proximidade fundamentais para o sucesso da implementação do sistema no nosso país. Esta iniciativa contou com a presença 25 técnicos das Câmaras Municipais do Barreiro, Moita e Alcochete.

Desde então, a agência de energia tem vindo a desenvolver o seu trabalho, no sentido da educação de hábitos e mudança de comportamentos, na elaboração da Matriz Energética do Barreiro e Moita, na organização de seminários que visem as boas práticas energéticas, entre outras iniciativas.

Recentemente, foi promovida uma sessão pública subordinada ao tema “A Importância da Certificação Energética dos Edifícios”, organizada pela S.Energia, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, que teve como principal objectivo apresentar o primeiro projecto certificado com Classe A de eficiência energética no concelho do Barreiro, que se situa na Quinta da Lomba. De referir que os arquitectos responsáveis, do atelier "Festo Arquitectura", foram formandos da acção que a S.Energia realizou em conjunto com o IPS, no âmbito do novo Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE)

A somar ao conjunto de acções diversas de planeamento e gestão ambiental, de defesa do património ambiental, temos vindo a trilhar um caminho que queremos seguir em termos de desenvolvimento urbano sustentável, desenvolvendo acções estratégicas com o objectivo de tornar hoje um melhor Barreiro amanhã.

Bruno Vitorino
Vereador do Ambiente
Presidente do Conselho de Administração da S.Energia

*Artigo publicado no "Folha Viva"