terça-feira, setembro 16, 2008

Campanha Eco-Trocas: Viagens a Troco de Lixo

A Agência de Energia do Barreiro e Moita – S.energia está lançar a campanha Eco-trocas, inserida nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros. Em troca de um volume de lixo reciclável, é oferecido um bilhete para os transportes públicos.

Esta iniciativa permite juntar a vantagem económica para quem aderir, à vantagem ecológica de serem utilizados e promovidos os transportes públicos, que são exactamente aqueles que menos poluem por passageiro.

As Eco-trocas decorrerão em 3 locais distintos de três dos concelhos que constituem a S.energia. Dia 21 de Setembro, no largo de S. João em Alcochete, dia 22 no Barreiro, no Parque da Cidade, e na Baixa da Banheira, num troço da Rua 1º de Maio, que estará neste dia encerrado ao trânsito.

A esta campanha associaram-se os Municípios do Barreiro, Moita e Alcochete, a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, a Amarsul, a Transtejo, a Soflusa, os Transportes Colectivos do Barreiro e os Transportes Sul do Tejo.

É oferecido um bilhete a troco de um dos seguintes conjuntos de materiais:

10 Embalagens de metal - Latas, embalagens de aerossóis, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal

7 Embalagens de cartão para líquidos alimentares (Embalagens tipo tetra-pack)

2 Kg Papel ou Cartão devidamente acondicionado

10 Garrafas de plástico de 1,5 l de água, sumos ou refrigerantes ou embalagens plásticas de produtos de limpeza

15 Garrafas de plástico pequenas

3 Garrafões de plástico de 5 l

20 Sacos de plástico limpos, devidamente acondicio-nados

4 Garrafas de vidro de 0,75 l, ou mais

6 Garrafas pequenas e/ou frascos e boiões de vidro

12 Pilhas

As Eco-trocas são limitadas até um máximo de 5 bilhetes por pessoa. É também necessário que as embalagens a serem entregues devem estar escorridas e espalmadas. Os sacos papéis e cartão devem estar devidamente acondicionados, atados e/ou dentro de um saco.