terça-feira, setembro 16, 2008

Seminário "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio"

No âmbito de um conjunto de iniciativas englobadas nas comemorações da Semana da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros, cujo lema para este ano é “Ar Puro Para Todos”, a S.energia irá promover um Seminário subordinado ao tema "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio", que decorrerá no dia 22 de Setembro, às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, e que será transmitido via Web através do jornal Rostos, em http://www.rostos.pt/

O congestionamento crónico das áreas metropolitanas, causado por uma excessiva utilização de veículos automóveis origina de um conjunto de inúmeras consequências nefastas para a vida de quem habita nestes espaços. São exemplos disso, o tempo desperdiçado em deslocações, ou o nível da concentração de diversos poluentes atmosféricos nos centros urbanos. A poluição atmosférica e sonora intensifica-se todos os anos. A circulação urbana está na origem de 40% das emissões de CO2 e de 70% das emissões de outros poluentes resultantes dos transportes rodoviários.

Embora estes problemas surjam a nível local, é à escala global que o seu impacte é mais sentido. Alterações climáticas, aumento dos problemas de saúde, esgotamento dos recursos naturais, entre outros, são consequências que isoladamente e em conjunto têm uma vasta influência na nossa vivência, desde o plano individual à economia global.

Repensar a mobilidade urbana passa pela optimização dos diversos meios de transporte, tanto individuais como colectivos, promovendo uma rede de transportes para todos, com qualidade, comodidade, e facilidade de acesso, como garantia de uma melhor qualidade de vida e de defesa do ambiente.

Este Seminário junta um conjunto de especialistas que vêm apresentar e discutir algumas destas questões em temas tão prementes como “3ª Travessia do Tejo e seus Impactos Ambientais”, Mobilidade, Eco-Condução ou a Qualidade do Ar na AML, segundo o programa:

18:00h – Abertura
Presidente do Conselho de Administração da S.energia – Bruno Vitorino

18:15h – Apresentações

.Estudo sobre a Qualidade do Ar na AML - Eng.º Hugo Tente (FCT/UNL)
.Mobilidade Suave - a explicação dos pássaros - Eng.º Mário Alves (Especialista em Transportes e Mobilidade)
.3ª Travessia do Tejo e seus Impactos Ambientais - Eng.ª Graça Jorge (RAVE)
.Eco-Condução - Eng.ª Sofia Taborda (OCCAM)
.Projecto Tramo, Manual de Metodologia e Boas Práticas para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável - Arq. João Paulo (CM Barreiro)

19:30h – Debate
19:45h – Encerramento
Vice-Presidente do Conselho de Administração da S.energia – Carlos Santos
Presidente da Câmara Municipal do Barreiro – Carlos Humberto