sexta-feira, agosto 29, 2008

Vereador Bruno Vitorino considera que actual sistema de cobrança bi-mensal prejudica os consumidores

O vereador do PSD, Bruno Vitorino, em sessão de Câmara Pública, realizada quinta-feira, solicitou informações sobre o sistema de facturação da água, recordando que a Lei 12/2008 impõe que desde Maio o processamento seja efectuado mensalmente.

O eleito social-democrata questionou se a Lei está a ser ou não aplicada, e em caso negativo qual o motivo da não aplicação da mesma.

Bruno Vitorino recordou que o PSD sempre tem defendido a reformulação das fórmulas de cálculo, explicando que com o actual sistema de facturação de água no concelho do Barreiro, efectuado bi-mensalmente, os consumidores são prejudicados.

No actual sistema, o consumo ao ser facturado de 2 em 2 meses faz com que o consumidor seja sempre prejudicado, sublinhou o vereador, acrescentando que tal situação coloca o consumidor num escalão superior, pagando um preço mais alto.

O autarca social-democrata defendeu o cumprimento da Lei e que a facturação seja feita mensalmente, porque deste modo o consumidor não vai para outro escalão. Manifestou ainda dúvidas quanto à legalidade das cobranças que estão a ser efectuadas, pelo facto de não estar, neste momento, a ser cumprida a Lei.

Bruno Vitorino solicitou ainda que lhe fosse facultado o estudo de viabilidade e, simultaneamente, referiu que se a alteração do sistema de facturação origina quebra de receitas, se encontrava disponível para viabilizar um novo sistema de tarifas que vise o equilíbrio da gestão, de forma a evitar perda de receitas para o município, mas que também defenda os consumidores.