sexta-feira, outubro 10, 2008

Campanha “Reciclar para Ajudar” - Bombeiros Recebem Material Necessário

No âmbito da campanha “Reciclar para Ajudar”, a Câmara Municipal do Barreiro entregou quarta-feira uma cadeira “Escada Fácil” aos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste e fardamento aos Bombeiros Voluntários Corpo de Salvação Pública. A autarquia entregou, ainda, a ambas as corporações contentores para a reciclagem.

Esta campanha, promovida no último Natal, teve um cariz de solidariedade, visto que o valor da recolha reverteu a favor das Corporações de Bombeiros do Concelho do Barreiro, através da aquisição de material necessário ao bom funcionamento destas organizações.

Recorde-se que a campanha “Reciclar para Ajudar” foi promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental. Os resíduos trazidos pela população e os recolhidos nas escolas, escuteiros e outras instituições do Concelho foram colocados no Parque da Cidade dentro de cubos gigantes em acrílico transparente, ilustrando a época natalícia.

Bombeiros “Sul e Sueste”

A cadeira “Escada Fácil” foi o equipamento solicitado pelos Bombeiros “Sul e Sueste”. Esta é adequada ao transporte de doentes acamados, ou com mobilidade reduzida e tem o valor comercial de cinco mil euros.

Presidente da Câmara do Barreiro apela aos poderes públicos “para terem em atenção ao momento que o Barreiro vai atravessar e prestar apoio aos bombeiros"

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, sublinhou a importância das questões do ambiente, da solidariedade social, da protecção civil e da segurança e “com estas pequenas soluções ajudamos a construir um Barreiro mais solidário”. Segundo o autarca, quando a Terceira Travessia do Tejo for uma realidade, os bombeiros passam a ter um papel muito importante e fez um apelo aos poderes públicos “para terem em atenção ao momento que o Barreiro vai atravessar e prestar apoio aos bombeiros, para tal enviámos uma carta ao Ministério dos Transportes e Obras Públicas no sentido de sensibilizar para essa questão”.

Campanha “Reciclar para Ajudar”

O Vereador Bruno Vitorino, responsável pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental, recordou que estes equipamentos são fruto da campanha “Reciclar para Ajudar” promovida pela autarquia. A iniciativa teve como objectivo “sensibilizar a população a separar os materiais e a praticar a política dos 3 Rs e, ao mesmo tempo ajudar os bombeiros”.
Em relação aos contentores para a reciclagem, “ficam no quartel para incentivar a reciclagem”, referiu.

Cadeira - dar maior dignidade aos doentes com mobilidade reduzida e torna o transporte de doentes mais cómodo para os bombeiros

Segundo Eduardo Correia, Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste esta cadeira “tem dois objectivos: dar maior dignidade aos doentes com mobilidade reduzida, ou acamados e, ao mesmo tempo, torna o transporte de doentes mais cómodo para os próprios bombeiros”.

Fardamento para os Bombeiros Corpo de Salvação Pública

Os Bombeiros Voluntários Corpo de Salvação Pública escolheram para a sua corporação fardamento para os bombeiros composto por: capacetes, protecção de face e cabeça, luvas, t-shirt e calças.

Oliveira Soares, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Corpo de Salvação Pública agradeceu a ajuda. “Quando a Administração Local se lembra de nos ajudar é muito agradável. Com estas pequenas iniciativas vamos mantendo as nossas ajudas operacionais”.

Foto: CMB