sexta-feira, dezembro 05, 2008

Vereador Bruno Vitorino quer tornar Barreiro uma cidade mais acessível

O vereador do PSD, Bruno Vitorino apresentou quarta-feira uma proposta em reunião de Câmara para a criação de um Projecto Municipal para a promoção da acessibilidade, no âmbito do Dia Internacional das pessoas com deficiência. A proposta foi reprovada por maioria com votos contra da maioria CDU e de dois vereadores do PS.

O vereador Bruno Vitorino apresentou uma proposta que tem como objectivo criar circuitos acessíveis nas freguesias do Barreiro, para que todas as pessoas possam aceder aos serviços considerados essenciais.

Bruno Vitorino lembra que em 2005, na campanha eleitoral para as autárquicas, apresentou uma proposta para tornar o Barreiro uma cidade acessível eliminando as barreiras arquitectónicas que contribuem para a exclusão social dos cidadãos portadores de deficiências.

Importa recordar também que em Abril de 2007, o vereador social-democrata visitou instituições de solidariedade social, voltando a alertar para esta situação. Passado um ano meio, à excepção de algumas obras no centro do Barreiro, a situação mantém-se.

Com a apresentação da proposta para a criação de um Projecto Municipal de Acessibilidades, pretende-se que os serviços da Câmara Municipal se articulem para que possam dar respostas a este nível. Com isto, em três ou quatro anos, o Barreiro teria identificado os circuitos acessíveis, desenvolvendo o trabalho no terreno.

Bruno Vitorino disponibilizou-se ainda perante o executivo para assumir esta responsabilidade, comprometendo-se a apresentar resultados, acreditando que tudo isto é possível de ser feito em tempo útil e com poucos recursos.