quinta-feira, março 19, 2009

Câmara vai debater medidas contra a crise apresentadas pelo Vereador Bruno Vitorino

O vereador Bruno Vitorino apresentou ontem, em sessão pública de Câmara, uma recomendação com 10 medidas a serem adoptadas pela autarquia barreirense para fazer face à actual crise económica e social que se tem repercutido principalmente nas famílias económica e socialmente mais desprotegidas, mas também numa classe média cada vez mais penalizada.

Esta recomendação foi aprovada por unanimidade. A CMB vai ponderar a aplicação das medidas propostas por Bruno Vitorino.

Recorde-se que estas medidas foram apresentadas em conferência de imprensa na semana passada.

Nesta reunião, o eleito do PSD na Câmara apresentou também uma Moção sobre a subida de criminalidade, onde são exigidas ao Governo políticas integradas, bem como o reforço de meios humanos e materiais no combate à criminalidade.

Esta Moção foi aprovada por maioria com as abstenções dos vereadores do PS.


MOÇÃO


Reforço de meios de segurança para o Barreiro

Portugal registou o maior aumento de criminalidade nos últimos dez anos. A insegurança é notória e crescente. Os crimes violentos e graves aumentaram, tal como a criminalidade geral.

Está em causa não só a liberdade para o exercício dos direitos de cidadania na sua plenitude, como a defesa das nossas instituições e a própria sustentabilidade do Estado de direito.

Também no concelho do Barreiro o aumento da criminalidade se faz sentir. Têm sido vários os crimes verificados ao longo dos últimos tempos, muitos deles violentos e com recurso a armas de fogo, sendo alguns deles cometidos em plena luz do dia.

É imperativo que o Governo inverta esta tendência, através de uma política séria e integrada, que possa responder aos fenómenos criminais existentes.

São necessárias políticas integradas, bem como o reforço de meios humanos e materiais no combate à criminalidade. É necessário devolver a autoridade às forças de autoridade.

Face ao exposto, a Câmara Municipal do Barreiro, reunida no dia 18/03/2009, delibera:

- Exigir ao Governo medidas eficazes e imediatas no combate ao crime;

- Solicitar, com carácter de urgência, uma reunião com a Governadora Civil do Distrito de Setúbal, e se necessário nova reunião com o Ministro da Administração Interna.