segunda-feira, fevereiro 09, 2009

S.energia organiza "Formação sobre o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE)"

A S.energia irá realizar com o apoio da ADENE, uma Sessão de Informação sobre o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), no dia 13 de Fevereiro na Casa do Ambiente do Montijo, pelas 18 horas. Esta sessão de esclarecimento tem o objectivo de dar a conhecer o SCE aos técnicos municipais, aos projectistas e construtores civis, actores de proximidade fundamentais para o sucesso da implementação do sistema no nosso país, estando igualmente aberta esta sessão, aos cidadãos em geral.

O SCE entrou em vigor no dia 1 de Julho de 2007 e lançou uma nova fase da actual legislação sobre eficiência energética dos edifícios em Portugal, que funciona em articulação com dois regulamentos aplicados na construção civil: o RCCTE (Regulamento das Características do Comportamento Térmico de Edifícios) e o RSECE (Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios).

A calendarização da aplicação do SCE aos vários tipos de edifícios decorreu em três fases, até à sua aplicação plena em Janeiro de 2009, data a partir da qual estão abrangidos todos os edifícios transaccionados: novas casas, vendas e arrendamentos.

De acordo com o DL Nº 78/2006, o Sistema Nacional de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior nos Edifícios deverá ser apoiado por uma bolsa de Peritos Qualificados (PQ), especialistas nas várias vertentes do sistema: RCCTE, RSECE - Energia e RSECE - Qualidade do Ar Interior.

Neste sentido, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, como instituição responsável por Acções de Formação reconhecidas para Peritos Qualificados, vai organizar em parceria com a S.energia cursos nas vertentes RCCTE, RSECE – Energia e RSECE – Qualidade do Ar Interior, a decorrer no Barreiro, nas antigas instalações da ESTBarreiro/IPS, na Rua Stinville, nº14, Parque Empresarial do Barreiro.
Quanto à calendarização da formação, o módulo de análise RCCTE está agendado para o período de 17 a 20 de Fevereiro, encontrando-se o módulo de análise RSECE - Energia agendados para o período de 14 a 17 de Abril.

É de realçar que para obter a categoria de Perito Qualificado, os interessados deverão além de obter aprovação nos módulos de análise do RCCTE, RSECE – Energia e/ou RSECE – Qualidade do Ar Interior, realizar o respectivo módulo de Certificação Energética (RCCTE e RSECE), da responsabilidade da ADENE.

Para mais informações, visite: www.senergia.pt