quarta-feira, março 11, 2009

Empresas aderem ao Painel de Ambiente do Barreiro

A necessidade de promover o diálogo, a troca de informações e o desenvolvimento de relações de confiança entre as empresas do concelho do Barreiro e a comunidade envolvente, deu origem à criação do Painel de Ambiente do Barreiro, que foi constituído formalmente no passado dia 2 de Março, numa cerimónia que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Na apresentação pública do Painel estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, o vereador do Ambiente, Bruno Vitorino, João Dotti, Administrador da FISIPE, e os representantes das empresas e entidades aderentes.

A criação do Painel de Ambiente do Barreiro é o culminar de um processo de diálogo entre a autarquia, empresas e instituições, tendo por objectivo a implementação de políticas ambientais que contribuam para um desenvolvimento sustentável do concelho do Barreiro. De referir que este foi um compromisso assumido pelo vereador Bruno Vitorino em 2007 e que agora se concretizou.

Segundo Bruno Vitorino, a necessidade de haver uma interacção e uma plataforma de diálogo onde estivessem representadas as empresas, as autarquias e associações representantes da população surge como resposta às preocupações que se têm vindo a fazer sentir relativamente à qualidade do ar.

Para Jorge Regino, representante da FISIPE, a importância do diálogo entre as empresas e a autarquia “é um factor muito importante, pois são necessário elementos geradores de confiança quando tratamos desta temática de ambiente, responsabilidade social e desenvolvimento económico”, acrescentando ainda a necessidade de serem desenvolvidas práticas laborais de excelência que reduzam os impactos ambientais

A criação do Painel de Ambiente do Barreiro é, para João Dotti, um passo importante em matéria ambiental tendo por objectivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, acrescentanto ainda e importância da “existência de relações de transparência entre as empresas e a comunidade envolvida”.

“Como empresas, recusamos a ser um problema, entendemos ser parte da solução”, salientou.

O presidente da Câmara do Barreiro Carlos Humberto, afirmou que esta iniciativa é “muito importante” ao nível ambiental”, pois é necessário “aumentar a atractividade do concelho do Barreiro”, de modo a que se instalem todo o tipo de empresas, de serviços e indústria, com respeito pelo ambiente.

Para além da Câmara Municipal do Barreiro, aderiram ao Painel de Ambiente as seguintes entidades e empresas: Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho, Junta de Freguesia do Barreiro; Delegação de Saúde Pública, Fisipe, Quimitécnica Ambiente, Grupo CUF/Nutriquim; Ipodec, Quimiparque, APEQ – Associação Portuguesa de Empresas Químicas e ASDAL.

Foto: CMB