sexta-feira, junho 26, 2009

Vereador Bruno Vitorino reclama limpeza da Mata da Machada para prevenir incêndios



O vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, apresentou quarta-feira em sessão pública uma moção a solicitar a intervenção do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas de modo a que seja garantida a limpeza da Mata da Machada, como medida de prevenção contra eventuais incêndios.

A moção foi aprovada por unanimidade.

MOÇÃO

A Mata Nacional da Machada, com mais de 385 hectares, é o mais importante espaço verde do concelho do Barreiro. Todos os anos esta área costuma ser alvo de uma acção de limpeza por parte da Autoridade Florestal Nacional (antiga Direcção-Geral de Recursos Florestais), entidade gestora do espaço, como medida preventiva para fazer face ao flagelo nacional que são os fogos florestais.

Contudo, este ano ainda não se verificou qualquer intervenção desta natureza. Esta é uma situação que causa grande preocupação, ainda mais tendo em conta que já entrámos no período em que os fogos florestais atingem o seu auge.

Em conversas tidas com responsáveis da AFN foi-nos informado de que existem dificuldades que podem levar a que a tão necessária limpeza da Mata Nacional da Machada não seja realizada.

Já contactámos formalmente a Autoridade Florestal Nacional para que nos informe se vai ou não realizar a referida acção preventiva, estando agora aguardar uma resposta.

Esta é uma situação bastante delicada, pois pode pôr em causa todo um espaço de extrema importância para o concelho do Barreiro, caso não sejam tomadas as devidas medidas preventivas.

Face ao exposto, a Câmara Municipal do Barreiro, reunida no dia 24/06/2009, delibera:

- Solicitar a intervenção do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas para que o Estado cumpra as suas obrigações e defenda o espaço florestal em causa.

Foto: CMB