quarta-feira, setembro 23, 2009

O Barreiro e o novo Mercado

Fui provavelmente o primeiro no Barreiro a defender a manutenção do Mercado 1º de Maio na sua actual localização, renovando-o ou reconstruindo-o.
Isto quando, no anterior mandato, era defendida a deslocalização do mercado para o Fórum.

Era, na minha opinião, a única forma de salvar os vendedores do mercado, bem como todo o comércio na zona envolvente. Insisti inclusivamente na abertura dos espaços Fórum e Mercado em simultâneo.

Foi possível, neste mandato, ao Presidente e sua equipa, definir um acordo com um privado que permitiu construir um novo mercado com estacionamento.
Eu sempre defendi a mesma solução mas de uma outra forma, que considero mais transparente: não através de acordo com um privado, mas através de concurso público onde todos os privados pudessem concorrer.

O Barreiro está parado no tempo há muito tempo! As pessoas já ficam satisfeitas com o bom! E é verdade que o mercado está bom! Mas não está excelente. E podia e devia estar excelente pois é uma obra nova. Pensada de raiz.
Para além de um ou outro pormenor construtivo, há para mim, uma questão essencial: a questão energética.

Ao não ter sido acautelada esta questão, perdeu-se uma oportunidade. Esta oportunidade vai custar muito ao Barreiro e aos barreirenses.
A climatização é deficiente como já se viu. Os custos da climatização vão ser caros, e vão ficar para sempre. Esse é um custo mensal de milhares de euros a pagar pela autarquia – ou seja por todos os barreirenses – que podia ter sido evitado.
É inacreditável que com toda informação disponível nos dias de hoje, o edifício não tenha sido certificado do ponto de vista energético. O único recurso a energias alternativas é o AQS e, não foram tidas em conta questões construtivas e de circulação de ar nas alas. O vereador responsável pelo cumprimento da Lei garantiu, em sessão de câmara, que o projecto é anterior à entrada em vigor da respectiva Lei que obriga todos os edifícios, também os públicos, a serem certificados. A confirmar-se esta informação, a decisão de avançar com o projecto sem certificação energética pode ter sido legal, mas foi errado e lesivo do futuro do Barreiro.
Ainda mais com a existência duma Agência de Energia que, apesar de se ter disponibilizado para tal não foi envolvida no processo…

Perdeu-se uma oportunidade de construir algo excelente e os custos vão ficar para todos e para sempre sem necessidade.

Entendo também que devia existir um sistema de estacionamento gratuito na primeira hora, como forma de incentivar o consumo no mercado e no comércio do centro da cidade. Assim, proponho que esta situação seja acautelada. Isso sim era estimular e apoiar o comércio tradicional!

Bruno Vitorino