segunda-feira, outubro 30, 2006

Participe na subida do Rio Coina com o Tri-campeão Mundial

No dia 5 de Novembro de 2006 vai realizar-se a “Subida do Rio Coina”, agendada pelo Grupo de Trabalho de Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro.

Esta iniciativa tem como principal finalidade a sensibilização para a preservação deste local, bem como para as actividades desportivas, uma vez que o rio possui condições privilegiadas para esta prática.

Esta subida contará com o apoio e participação de clubes, associações desportivas e todos aqueles que possuam material e que queiram juntar-se a esta iniciativa, compreendendo os desportos náuticos não motorizados, tais como Vela, Canoagem ou Remo.

A saída terá lugar ás 13 horas, no pontão novo, junto ao Terminal da Soflusa.

Esta iniciativa será apadrinhada por Carlos Oliveira “Bóia”, que recentemente se consagrou tri-campeão mundial (escalão veteranos) de remo nos Estados Unidos da América.

1 Comments:

Blogger Verdadeira said...

Vereador:
Seria bom que a par da parte lúdica e da vertente ambiental, fosse tomada em conta a parte histórica do rio Coina.
Não nos devemos esquecer que Coina foi conhecida por Aguabona proveniente do latim Equabona, em virtude de a água ser pura e boa para beber, o que não acontece actualmente.
O rio servia também à Rainha D.ª Constança, esposa de D. Pedro I no transporte de barco para a sua residência de Azeitão.
Antigamente construiram-se nas suas margens caravelas e naus.Do sec. XV ao sec. XVIII o rio foi muito importante e o lugar de Azinheira Velha teve um papel preponderante na época dos Descobrimentos.
A actividade moageira deriva desse facto, bem como os fornos cerâmicos e de fabrico de biscoitos que serviam de pão aos navegadores.
Não podemos esquecer também que a Mata da Machada fornecia toneladas de madeira para a construção das naus.
Havia enguias e taínhas com fartura.
Actualmente o rio Coina é um rio onde só passam esgotos.
Por ser um rio com história, nascido na Serra da Arrábida, merecia que fosse tratado como património a preservar, não apenas na parte ambiental mas também na sua vertente arqueológica.
Aposto que durante o passeio ninguém se vai lembrar que por volta de 1330, no reinado de Afonso IV, são feitas referências aos estabelecimentos navais do Rio Coina e que no reinado de D. Fernando, em 1360, é entre o rio Coina e Cacilhas que se abrigavam os navios da Esquadra Real.

6:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home