quarta-feira, setembro 30, 2009

Barreiro já tem primeira colectividade “amiga do Ambiente”


O vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, apresentou quinta-feira um projecto pioneiro a nível nacional dirigido às colectividades e associações do concelho, com o intuito de estas adquirirem boas práticas de gestão ambiental.

O Sporting Clube Lavradiense foi a primeira colectividade do Barreiro a aderir ao projecto “Eco-Desafio – Todos Ficamos a Ganhar!” e a ser reconhecida como entidade “verde”.

Segundo Bruno Vitorino, esta acção pretende sensibilizar e promover as boas práticas, indicando os comportamentos mais adequados e partilhando informação sobre as tecnologias actuais que podem permitir que estas instalações se tornem mais sustentáveis, tendo sido trabalhadas as áreas da energia, água, resíduos, qualidade do ar interior, entre outras.
A implementação do projecto, da iniciativa da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da CMB, teve o apoio da S.energia, da Home Energy, da Central de Cervejas e da Simarsul.

Neste âmbito, foi também possível inscrever o SCL como Microprodutor, ou seja, foi colocado um sistema Fotovoltáico e de Aquecimento de Águas Sanitárias, contribuindo a colectividade para se alcançar as metas nacionais de produção de energias renováveis.

Durante a apresentação, Bruno Vitorino sublinhou que este é um projecto “inovador a nível nacional”, que permitirá tornar esta colectividade, amiga do ambiente e mais sustentável ambientalmente.

O vereador do Ambiente referiu ainda que o Sporting Clube Lavradiense é uma das primeiras colectividades, ou mesmo a primeira, do país a ser micropodutora de energia através da colocação de painéis fotovoltáicos.
Salientou ainda a coragem da colectividade em abraçar este projecto, considerando ser este um “ investimento no futuro”.

Paula Resende, representante da Simarsul, afirma que a empresa “encara a sua responsabilidade social, ajudando a sociedade civil”, sendo as questões ambientais uma preocupação constante.

Para o presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, Adolfo Lopo, a importância e inovação deste tipo de projectos são sempre bem-vindos, afirmando que este é “um exemplo para outras colectividades e freguesias”.

O autarca expressou ainda o desejo de que a Amarsul também possa colaborar neste projecto. “Todos temos que seguir os bons exemplos”, concluiu.

Jorge Costa, representante do Sporting Clube Lavradiense, explicou que os gastos da colectividade com a electricidade representam uma parte significativa dos custos mensais, sendo este um problema para o qual foi encontrada uma solução. “Estou certo que daqui a seis anos, esta excelente ideia vai ter retornos significativos” acrescentou.