segunda-feira, março 19, 2007

Dia Mundial da Árvore assinala-se a 21 de Março



A Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, assinala, a 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore com um conjunto de iniciativas que decorrem no Parque da Cidade e Mata da Machada.

O Dia Mundial da Árvore com iniciativas no Parque da Cidade e na Mata Nacional da Machada destina-se, na essência, aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

“Árvore do Ano – Uma árvore para a minha escola”

Às Escolas Básicas de 1º Ciclo foi entregue um conjunto de referências relativas a várias árvores, das quais cada escola votou a espécie do seu agrado. Assim, é entregue a cada escola participante um exemplar da árvore mais votada na actividade, para plantação pela escola. Neste sentido, o Dia da Árvore é assinalado com a plantação e apadrinhamento de 21 árvores pelas 21 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho, no Parque da Cidade, das 9.00 às 18.00 horas. Ao ar livre, e quase em simultâneo, decorrem sessões de teatro infantil “A Flor no Alcatrão”. Trata-se de uma história de cariz ambiental, sem texto mas plena de significado. As personagens abordam, em teatro do gesto, os diferentes problemas ambientais do planeta, acerca dos quais todos os habitantes devem ter consciência.

Na Mata da Machada os programas, júnior e sénior, vão animar a Mata Nacional da Machada, a partir das 9h30. Percursos pedestres, observações de campo, gincana das árvores, actividades radicais, jogo de tabuleiro humano, BTT, jogos tradicionais, orientação, observação de aves, colocação de ninhos e comedouros, ginástica das árvores, exposição de animais, parede de escalada e insufláveis são as actividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho.

O programa sénior tem início às 9h00 com a recepção aos participantes, seguindo-se a sessão de abertura e inauguração da exposição de desenho “Descoberta de Talentos – destaque ao desenho” e respectiva entrega de prémios.
A iniciativa conta ainda com apresentação multimédia, apresentação dos objectivos do plano estratégico Mata Nacional da Machada, plantação da “Árvore do ano”, percurso pedestre e almoço.

Foto: CMB