sexta-feira, janeiro 12, 2007

Barreiro Investe na Renovação da rede de Medição da Qualidade do Ar

Encontra-se actualmente em vigor entre o município do Barreiro e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), um protocolo de colaboração para o funcionamento da rede de monitorização da qualidade do ar no concelho, ao abrigo do qual o município presta apoio logístico e financeiro, de forma a custear parte do financiamento da referida rede.

Existe espalhado pelo concelho, um conjunto de postos de medição da Qualidade do Ar, que têm como principal objectivo monitorizar em contínuo os valores dos diferentes poluentes atmosféricos, e com isso permitir a vigilância da saúde pública.

Considera-se muito importante a participação do município ainda que a competência para a gestão da qualidade do ar esteja cometida à CCDR, uma vez que este é um assunto central para a vida da cidade e dos seus habitantes, o que só por si justifica o interesse e o apoio que o município possa prestar.

Deste modo, é relevante informar todos os munícipes que este trabalho conjunto entre o município e a CCDR levou ao reforço da vigilância da qualidade do ar no concelho, não só através da relocalização da antiga estação de qualidade da Rua Stara Zagora para a Av. Escola dos Fuzileiros Navais, assim como à instalação de uma nova estação de medição na Quinta dos Fidalguinhos.

As estações de monitorização de qualidade do ar permitem a medição de poluentes, através de um conjunto de equipamentos de medição, como por exemplo analisadores específicos de gases e são normalmente acompanhadas por instrumentos de registo de variáveis meteorológicas, como o vento, a pluviosidade, entre outras.

Os dados obtidos pelas estações são disponibilizados ao público pela CCDR através do sítio de Internet www.qualar.org