quarta-feira, janeiro 10, 2007

Barreiro vai ter Gabinete Técnico Florestal

O flagelo dos incêndios florestais em Portugal levou, em 2005, o Governo a optar pela necessidade da criação de Gabinetes Técnicos Florestais em cada concelho.

No executivo anterior nada foi feito com vista a avançar com este processo no concelho do Barreiro.

Já com o actual executivo, o Vereador do Ambiente, Bruno Vitorino, assumiu como prioridade a constituição de um Gabinete Técnico Florestal, neste caso Intermunicipal, que abrange os municípios do Barreiro e da Moita.

Recentemente os municípios do Barreiro e Moita e a Direcção Geral de Recursos Florestais assinaram o acordo de colaboração que permitirá a Constituição do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, cuja coordenação vai ficar a cargo de um técnico da Câmara Municipal do Barreiro.

A constituição deste Gabinete não foi mais célere devido à extinção da Agência para a Prevenção do Incêndios Florestais (APIF) pelo Governo, entidade com a qual estava a ser coordenado este processo, tendo o mesmo transitado para a Direcção Geral de Recursos Florestais.

O Gabinete Técnico Florestal tem como principal objectivo a elaboração e actualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, participar nas tarefas de planeamento e ordenamento dos espaços rurais do Município e nas questões de protecção civil, centralizar informação relativa a incêndios florestais e articular com diversas entidades públicas e privadas da defesa da Floresta Contra Incêndios.

Apesar da constituição do Gabinete Técnico Florestal ter sido no âmbito do Pelouro do Ambiente, da responsabilidade do Vereador Bruno Vitorino, a coordenação do mesmo vai passar para a área da Protecção Civil, da responsabilidade do Vereador João Soares.