quinta-feira, dezembro 14, 2006

Secundária Augusto Cabrita vence Concurso “Árvores de Natal Recicladas”



A Árvore de Natal elaborada pelos alunos da Escola Secundária Augusto Cabrita foi a primeira premiada do concurso “Árvores de Natal Recicladas”. Os prémios foram entregues, no dia 12 de Dezembro, na inauguração da exposição com os 34 trabalhos a concurso, elaborados por instituições da rede pública e privada de ensino e de Solidariedade Social.

A Escola Secundária dos Casquilhos e a Cercimb ganharam, respectivamente, o 2º e o 3º prémios. Pela originalidade dos trabalhos, foram ainda atribuídas Menções Honrosas à Persona, Escola Básica 1º ciclo nº 2, com jardim-de-infância, de Santo António da Charneca, Centro de Animação Infantil Comunitário e o Jardim-de-Infância nº 3 do Alto de Seixalinho.

Papel, cartão, restos de tecido, resíduos verdes, madeiras, esferovite, aparas de lápis, embalagens usadas, entre outros materiais, foram utilizados na elaboração das árvores.
Esta iniciativa tem como “objectivo principal a sensibilização ambiental, mas também incentivar a criatividade das crianças e dos professores”, referiu Bruno Vitorino, Vereador da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsável pelo Pelouro do Ambiente, na inauguração da exposição. “É com a sensibilização das crianças e com o envolvimento da comunidade escolar que podemos ajudar a mudar os comportamentos e construir um Barreiro melhor, dentro de um Mundo também melhor”, salientou o autarca.

Bruno Vitorino lançou ainda o desafio para que as Árvores de Natal recicladas sejam 'adoptadas' por empresários da região, de modo a que as verbas possam reverter para as instituições participantes.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, considerou que esta exposição “é um hino à criatividade, ao empenho e à sensibilidade”. As árvores em exposição são, na opinião do mesmo, um exemplo da construção “com gosto, entusiasmo, criatividade e sensibilidade”. O Presidente da Autarquia considerou igualmente que “é preciso dar continuidade a estas iniciativas porque precisamos, cada vez mais, de ter cidadãos mais conscientes relativamente aos problemas ambientais e da sustentabilidade da sociedade”.

O Concurso e a Exposição foram promovidos pela Câmara Municipal do Barreiro, através do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina.

A avaliação dos trabalhos foi efectuada por um júri de três pessoas, designadamente, Rogélia Costa representante da CMB, Nuno Banza, representante do CEA, e Kira, pintor e artista plástico barreirense.

A mostra 'Árvores de Natal Recicladas' está patente na Galeria Municipal do Barreiro até 7 de Janeiro, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, entre as 18.00 e as 23.00 horas.

Foto: CMB