quinta-feira, setembro 25, 2008

S.energia satisfeita com adesão da população às iniciativas do Dia Europeu Sem Carros

Os resultados da campanha Eco-Trocas deixaram satisfeito o presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Barreiro e Moita. Bruno Vitorino defende que as questões da qualidade do ar e da mobilidade são factores chave para uma estratégia de desenvolvimento que assente na construção de cidades sustentáveis, saudáveis, seguras, inclusivas e com um futuro promissor.

A iniciativa Eco-trocas, inserida nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros, oferecia um bilhete para os transportes públicos em troca de um volume de lixo reciclável.

No total dos três concelhos onde esta campanha se realizou, Alcochete, Barreiro e Moita, foram oferecidos 509 bilhetes divididos entre Soflusa, Transportes Colectivos do Barreiro e Transportes Sul do Tejo. Importa salientar que foram recolhidos, entre outros, cerca de 50 kg de pilhas usadas.

Bruno Vitorino considerou este resultado como positivo, realçando a adesão da população nos diferentes municípios. “Cada vez mais os cidadãos estão a tomar consciência da importância que a reciclagem tem para um melhor ambiente”.

O seminário "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio" foi outra das iniciativas propostas pela S.energia para o Dia Europeu Sem Carros, em que se debateu os impactos ambientais da Terceira Travessia do Tejo, a mobilidade e a qualidade do ar na AML.

Bruno Vitorino salienta que o tema abordado este ano – Ar Puro para Todos – é uma “clara referência à relação negativa entre a elevada presença de veículos nas cidades e a sua qualidade do ar”.

O presidente da S.energia afirma que a questão da mobilidade é bastante importante e que tem que ser encarada a optimização dos diversos meios de transporte, tanto individuais como colectivos, promovendo uma rede de transportes para todos, com qualidade, comodidade, e facilidade de acesso, como garantia de uma melhor qualidade de vida e de defesa do ambiente.

“Este processo deverá ser conduzido de forma orientada para a inclusão de todos os parceiros, o que representa a claramente uma preocupação com os habitantes deste território, tendo eles também um papel activo na construção de soluções”, sublinhou.

“Estamos muito empenhados em contribuir para que este desafio que se coloca ao nível da Mobilidade, possa ser encarado como mais uma oportunidade para construir hoje um melhor futuro amanhã”, conclui Bruno Vitorino.

terça-feira, setembro 16, 2008

Campanha Eco-Trocas: Viagens a Troco de Lixo

A Agência de Energia do Barreiro e Moita – S.energia está lançar a campanha Eco-trocas, inserida nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros. Em troca de um volume de lixo reciclável, é oferecido um bilhete para os transportes públicos.

Esta iniciativa permite juntar a vantagem económica para quem aderir, à vantagem ecológica de serem utilizados e promovidos os transportes públicos, que são exactamente aqueles que menos poluem por passageiro.

As Eco-trocas decorrerão em 3 locais distintos de três dos concelhos que constituem a S.energia. Dia 21 de Setembro, no largo de S. João em Alcochete, dia 22 no Barreiro, no Parque da Cidade, e na Baixa da Banheira, num troço da Rua 1º de Maio, que estará neste dia encerrado ao trânsito.

A esta campanha associaram-se os Municípios do Barreiro, Moita e Alcochete, a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, a Amarsul, a Transtejo, a Soflusa, os Transportes Colectivos do Barreiro e os Transportes Sul do Tejo.

É oferecido um bilhete a troco de um dos seguintes conjuntos de materiais:

10 Embalagens de metal - Latas, embalagens de aerossóis, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal

7 Embalagens de cartão para líquidos alimentares (Embalagens tipo tetra-pack)

2 Kg Papel ou Cartão devidamente acondicionado

10 Garrafas de plástico de 1,5 l de água, sumos ou refrigerantes ou embalagens plásticas de produtos de limpeza

15 Garrafas de plástico pequenas

3 Garrafões de plástico de 5 l

20 Sacos de plástico limpos, devidamente acondicio-nados

4 Garrafas de vidro de 0,75 l, ou mais

6 Garrafas pequenas e/ou frascos e boiões de vidro

12 Pilhas

As Eco-trocas são limitadas até um máximo de 5 bilhetes por pessoa. É também necessário que as embalagens a serem entregues devem estar escorridas e espalmadas. Os sacos papéis e cartão devem estar devidamente acondicionados, atados e/ou dentro de um saco.

Seminário "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio"

No âmbito de um conjunto de iniciativas englobadas nas comemorações da Semana da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros, cujo lema para este ano é “Ar Puro Para Todos”, a S.energia irá promover um Seminário subordinado ao tema "Mobilidade Sustentável - Enfrentar o Desafio", que decorrerá no dia 22 de Setembro, às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, e que será transmitido via Web através do jornal Rostos, em http://www.rostos.pt/

O congestionamento crónico das áreas metropolitanas, causado por uma excessiva utilização de veículos automóveis origina de um conjunto de inúmeras consequências nefastas para a vida de quem habita nestes espaços. São exemplos disso, o tempo desperdiçado em deslocações, ou o nível da concentração de diversos poluentes atmosféricos nos centros urbanos. A poluição atmosférica e sonora intensifica-se todos os anos. A circulação urbana está na origem de 40% das emissões de CO2 e de 70% das emissões de outros poluentes resultantes dos transportes rodoviários.

Embora estes problemas surjam a nível local, é à escala global que o seu impacte é mais sentido. Alterações climáticas, aumento dos problemas de saúde, esgotamento dos recursos naturais, entre outros, são consequências que isoladamente e em conjunto têm uma vasta influência na nossa vivência, desde o plano individual à economia global.

Repensar a mobilidade urbana passa pela optimização dos diversos meios de transporte, tanto individuais como colectivos, promovendo uma rede de transportes para todos, com qualidade, comodidade, e facilidade de acesso, como garantia de uma melhor qualidade de vida e de defesa do ambiente.

Este Seminário junta um conjunto de especialistas que vêm apresentar e discutir algumas destas questões em temas tão prementes como “3ª Travessia do Tejo e seus Impactos Ambientais”, Mobilidade, Eco-Condução ou a Qualidade do Ar na AML, segundo o programa:

18:00h – Abertura
Presidente do Conselho de Administração da S.energia – Bruno Vitorino

18:15h – Apresentações

.Estudo sobre a Qualidade do Ar na AML - Eng.º Hugo Tente (FCT/UNL)
.Mobilidade Suave - a explicação dos pássaros - Eng.º Mário Alves (Especialista em Transportes e Mobilidade)
.3ª Travessia do Tejo e seus Impactos Ambientais - Eng.ª Graça Jorge (RAVE)
.Eco-Condução - Eng.ª Sofia Taborda (OCCAM)
.Projecto Tramo, Manual de Metodologia e Boas Práticas para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável - Arq. João Paulo (CM Barreiro)

19:30h – Debate
19:45h – Encerramento
Vice-Presidente do Conselho de Administração da S.energia – Carlos Santos
Presidente da Câmara Municipal do Barreiro – Carlos Humberto

terça-feira, setembro 09, 2008

Planos de melhoria de qualidade do ar esquecem Barreiro

Secretário de Estado do Ambiente interpelado por Vereador Bruno Vitorino remete solução para licenciamentos ambientais

A Portaria n.º 715/2008, de 6 de Agosto, que veio regulamentar os Planos e Programas para a Melhoria da Qualidade do Ar na região de Lisboa e Vale do Tejo (PPar), mereceu algumas críticas do vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, por considerar que esta proposta não vem traduzir efeitos na resolução dos problemas de qualidade do ar de fonte industrial, nomadamente ao nível do dióxido de enxofre, sendo esta direccionada para a poluição causada pelas emissões do tráfego rodoviário.

No passado dia 5 de Setembro, o vereador Bruno Vitorino transmitiu estas e outras preocupações, ao Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, em reunião conjunta com a Comissão Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Municípios e Associações de Transportadores de Mercadorias e de Passageiros. O autarca destacou ainda os diversos esforços que a Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a desenvolver, tal como a reunião entre os técnicos da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro e CCDR-LVT anterior ao estudo em questão e onde foram apresentadas as denúncias que a autarquia recebe, numa tentativa de encontrar uma solução para o problema.

Bruno Vitorino demonstrou a sua preocupação relativamente à efectiva viabilidade das medidas propostas para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) Sul, uma vez que estas de uma forma geral permitem resolver apenas e unicamente a emissão de partículas pelo tráfego, dado que relativamente ao sector da indústria, é apenas referido no estudo e portaria, “que não foi possível quantificar o efeito das políticas e medidas associadas ao sector industrial, na medida em que as reduções das emissões de poluente se enquadram principalmente na aplicação das melhores tecnologias disponíveis definidas sector a sector”.
Tanto o Secretário de Estado Ambiente, como a equipa técnica que elaborou o estudo, acreditam que a solução para a excedência dos valores do SO2 passará pelo regime legal do Licenciamento Ambiental a que as empresas do concelho estão sujeitas, e que é da responsabilidade da Agência Portuguesa para o Ambiente.

Algumas das Políticas e Medidas propostas terão potencial para promover uma melhoria da Qualidade do Ar. Contudo, tal como referido várias vezes pelos Técnicos das autarquias pertencentes à AML Sul e Setúbal, estas medidas apenas poderão ter uma expressão real na AML Norte, mais concretamente em Lisboa.


quarta-feira, setembro 03, 2008

Candidatura QREN – Proposta de abertura de inquérito apresentada pelo Vereador Bruno Vitorino aprovada por unanimidade

O vereador social-democrata Bruno Vitorino apresentou hoje em sessão de câmara privada uma proposta para abertura de inquérito para apurar responsabilidades no atraso que inviabilizou a entrega da candidatura da autarquia barreirense ao QREN.

NA proposta, Bruno Vitorino sublinha que “a Câmara Municipal do Barreiro perdeu a oportunidade de concorrer a apoios comunitários para valorização das frentes ribeirinhas e marítimas devido a um atraso na entrega da candidatura”.

Para o eleito social-democrata, “o QREN constitui-se como uma oportunidade para se recuperar algum atraso em relação à média comunitária nos indicadores de qualidade de vida, não podendo assim ser descurado”.

A proposta refere que “a Câmara Municipal do Barreiro poderia obter, em caso de aprovação de candidatura, um apoio máximo de 3,5 milhões de euros, ao nível do FEDER, como ajuda não reembolsável, que seria fundamental para recuperar a sua frente ribeirinha. A não entrega da candidatura atempadamente fez com que se perdesse uma oportunidade para recuperar este espaço”.

Por defender que nos organismos públicos “deverá existir uma politica de responsabilização e de profissionalismo, e devendo a Câmara Municipal dar o exemplo de responsabilidade e de rigor, sendo esta a única forma de correcção de procedimentos”, o vereador Bruno Vitorino propôs que fosse aberto um inquérito interno para apurar eventuais falhas e/ou responsabilidades no atraso da candidatura ao QREN.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade.